Aegea Saneamento assina Pacto de Promoção da Equidade Racial

Redação – 12.04.2024 – A empresa deve implementar um Protocolo ESG Racial, complementando ações de equidade racial

A Aegea Saneamento é a mais nova parceira do Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa que propõe a implementação um Protocolo ESG Racial para o Brasil. A iniciativa visa apoiar empresas interessadas em incorporar as demandas sociais por maior equidade racial, consciência social e transparência a sua estratégia ESG. Com a assinatura, a companhia se une a outras 66 empresas signatárias comprometidas com a equidade racial.

O Pacto de Promoção da Equidade Racial contempla ações que estimulam uma maior equidade racial – muito centrado na adoção de ações afirmativas, na melhoria da qualidade da educação pública e formação de profissionais negros, inclusive por meio de iniciativas de investimento social privado. Os critérios e métricas ESG de forma geral ajudam a reconhecer o nível de sustentabilidade dos investimentos em determinadas atividades da economia real.

As empresas associadas ao Pacto de Promoção da Equidade Racial assumem um compromisso público como agentes de transformação para evoluir coletivamente em uma jornada antirracista, de forma propositiva, com toda a sua cadeia de valor, juntando forças.

A assinatura do pacto é mais um passo nas ações de equidade racial da empresa que promoveu por meio da concessionária Águas do Rio no Rio de Janeiro, os projetos “A mãe tá On” e “LAB CN” promoveram a capacitação para jovens mães e mães negras, periféricas e empreendedoras, além das formações profissionalizantes em audiovisual, comunicação e cultura digital para jovens negras.

Outro destaque é o projeto “Respeito às Diferenças”, realizado com alunos e professores de escolas públicas de nove cidades, que tem entre os objetivos principais incentivar a leitura, a criatividade e a produção de textos a partir da discussão de temas ligados a equidade de raça, gêneros e outras minorias.

Diversidade na Aegea

Em 2022, a Aegea assumiu publicamente o compromisso de ampliar a participação negros e mulheres na liderança. As metas, a serem alcançadas até 2030, consistem em aumentar de 17% para 27% a representatividade de talentos negros em cargos de liderança, e aumentar de 32% para 45% o percentual de mulheres em cargos de liderança.

Essas metas foram anunciadas por meio da emissão de Sustainability-Linked Bonds, em uma operação inédita para empresas de saneamento na América Latina e no Brasil. A Aegea também foi a primeira companhia do País a emitir títulos de longo prazo com condições atreladas ao cumprimento de metas de diversidade racial em cargos de liderança.

Para buscar o atingimento de suas metas de diversidade, a companhia trabalha na atração e seleção de talentos, no desenvolvimento de talentos e na inclusão do tema da equidade racial na Política de Investimento Social Privado da Aegea, de modo a incluir iniciativas que buscam promover oportunidades para pessoas negras nos territórios de operação da companhia.