CelPlan vai usar solução de redes privadas do CPQD para transporte inteligente

Redação – 15.04.2024 – Core de rede C2n, desenvolvido pelo CPQD, está sendo incorporado à oferta da integradora, que atua em mercados de missão crítica no Brasil, EUA e Chile

A CelPlan vai usar a solução C2n, core de rede convergente 4G/5G desenvolvido pelo CPQD para facilitar a implantação de redes privadas, em projetos de transporte e logística. A companhia já atua em mercados de missão crítica e a ideia é prover redes privadas e também serviços de acesso fixo sem fio (FWA, na sigla em inglês) para sistemas de transporte inteligente, que incluem trens, rodovias, portos e aeroportos.

Para atender esses requisitos, a empresa oferece desde serviços de consultoria especializada, com assessment e dimensionamento de rede, desenvolvimento de aplicações, implantação e integração agnóstica de redes privadas em diversas tecnologias wireless (5G, LTE, Wi-Fi, LoRaWAN, banda estreita e enlaces de rádio), integração de sistemas de videomonitoramento e vídeo analytics até a operação e manutenção das redes de clientes.

Com a CelPlan trabalha com equipamentos e soluções de diferentes fornecedores, o que abre espaço para o uso da C2n, uma solução agnóstica e multivendor. Além disso, a solução do CPQD já nasceu no conceito de redes privadas e tem um modelo de negócios mais adequado e atrativo para as empresas interessadas em implantar sua rede, segundo a integradora.

Tatiana Mesquita, responsável pelo marketing do C2n no CPQD, destaca ainda a flexibilidade, robustez e redução do custo de implantação (TCO) como vantagens importantes proporcionadas pela solução. “Como pode ser integrada a equipamentos e soluções de fornecedores distintos e não depende de uma infraestrutura de TI muito pesada, o core de rede C2n facilita a implantação de redes privadas por empresas de diversos segmentos”, afirma.

O acordo firmado com o CPQD prevê a oferta do C2n, como parte do portfólio de soluções da CelPlan, nos mercados brasileiro e dos Estados Unidos e Chile – países em que a empresa também atua. Além disso, a CelPlan está apresentando a solução do CPQD em seu estande no UTCAL Summit 2024, grande evento de tecnologia de telecomunicações e automação para utilities que acontece nesta semana (entre 10 e 12 de abril), no Centro de Convenções do Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro.