Sonda Utilities entra no setor de saneamento com solução de gestão

Da Redação – 10.09.2015 –

Empresa usa expertise de smart grid para avançar na oferta de smart water.

A Sonda Utilities resolveu aproveitar sua experiência na oferta de solução de gestão para o setor elétrico e transferir o conhecimento para as utilities da área de saneamento. Na avaliação da companhia, as concessionárias de serviços de água e esgoto estão pelo menos a uma década das suas congêneres da área elétrica no uso de plataformas de gestão comercial. Segundo a integradora, a solução é flexível e pode atender a operações de qualquer tamanho.

Chamada de CS (Comercial Solution), o sistema de gestão envolve o controle comercial, técnico e de mobilidade. O desenvolvimento do software consumiu 12 meses e R$ 3 milhões e contempla a gestão integrada, ou seja, faturamento, arrecadação, serviços de campo, cobrança, gestão de hidrômetros e atendimento ao consumidor através de diferentes canais.

“Atualmente, as concessionárias utilizam vários fornecedores para poderem realizar a administração e o gerenciamento de suas operações, o que torna o processo menos efetivo e mais custoso”, comenta Rivaldo Ferreira, diretor executivo da Sonda Utilities. De acordo com ele, o timing de apresentação da ferramenta é ideal, considerando o amadurecimento do setor em função da crise hídrica atual. Ferreira lembra que os desafios vão exigir uma melhoria na gestão das concessionárias para que possam evoluir e se estruturar. O executivo lembra que o cenário é similar ao enfrentado pelas empresas do setor elétrico na década de 1990.

Diferenciais incluem gestão das equipes de campo
Entre as inovações da CS, a Sonda Utilities destaca a gestão das equipes de campo, que promoveria a maior produtividade, e a disponibilização de informações confiáveis ao consumidor, promovendo serviços com mais qualidade. Já a integração envolveria desde a modernização de processos e atendimento até a gestão de cobrança, inclusive com a camada de Business Intelligence para dar suporte às ações estratégicas das companhias. “Além de diferentes modalidades de adesão, tais como a implementação tradicional ou na nuvem”, conclui Ismael Neto, gerente comercial da Sonda Utitilies.