Sumaré adota estacionamento inteligente no interior de SP

Da Redação – 18.11.2016 –

Solução criada pela Zai, em parceria com o CPqD, irá automatizar a operação e o gerenciamento da zona azul do município.

A prefeitura de Sumaré (SP) anunciou a implantação de uma solução de estacionamento rotativo inteligente que promete facilitar a vida dos moradores e turistas do município. Trata-se do Rizzai, sistema digital que foi desenvolvido pela Zona Azul Inteligente (Zai), em parceria com o CPqD, para ser operado pelo consórcio formado com a Rizzo Parking. Com a adoção da tecnologia, os parquímetros da cidade serão substituídos por 30 equipamentos digitais, que funcionarão conectados ao sistema de tarifação CPqD Billing.

Segundo Roberto Rizzo, diretor da Rizzo Parking, uma das vantagens da modernização será a ampliação das formas de pagamento. “Hoje, a única opção é a de inserir moedas no parquímetro. Com a informatização, o usuário também poderá pagar utilizando cartão de crédito, débito ou via aplicativo – que pode ser baixado em dispositivos móveis com sistema operacional Android ou iOS ”, disse.

O objetivo da plataforma, de acordo com o executivo, é integrar os vários envolvidos no ecossistema de estacionamento rotativo – usuários, prefeitura, concessionária, fiscais e lojistas -, de modo a automatizar a operação e dar mais flexibilidade, eficiência e segurança ao serviço.

Para o CPqD , o sistema também facilitará a divisão da receita obtida entre as várias partes envolvidas, além de flexibilizar a venda de créditos. “Ele ainda fornece diversos tipos de relatórios, financeiros e operacionais, com informações extraídas a partir dessa gestão integrada”, finalizou José Eduardo Azarite, vice-presidente Comercial e de Desenvolvimento de Negócios do centro de pesquisa.