Rumo amplia importação de fertilizantes pela malha ferroviária

Redação – 29.05.2019 –

A Rumo administra o principal corredor ferroviário de exportação de grãos do país, que conecta a cadeia produtiva do Centro-Oeste ao Porto de Santos. Por isso ela desenvolveu uma estratégia comercial de ciclo completo, no qual parte dos vagões descarregados com grãos no porto, retornam carregados de fertilizantes importados até o terminal da Rumo em Rondonópolis (MT). Resultado: recorde atrás de recorde no transporte de fertilizantes. O mais recente, em abril, envolve uma carga de 72 mil toneladas.

O projeto fertilizantes foi idealizado pela Rumo com a JM-Link, e estima movimentar cerca de 2 milhões de toneladas neste ano. “A nossa projeção é que, em 2019, ao redor de 50% do consumo de fertilizantes importados para o Mato Grosso seja proveniente da ferrovia”, destaca Jose Eduardo Grandi Cavalcanti, executivo de vendas da Rumo.

Para viabilizar a operação de fertilizantes, as empresas investiram mais de R$ 200 milhões na infraestrutura do terminal. O complexo tem capacidade para descarregar até 7,5 milhões de toneladas por ano e é estruturado com duas linhas ferroviárias que descarregam oito vagões ao mesmo tempo. Tem também duas correias transportadoras independentes de 1,2 mil t/hora cada e capacidade estática de 64 mil toneladas. “O projeto trouxe uma alternativa rentável para o mercado de importação, otimizando os custos logísticos por meio da alta capacidade do modal ferroviário. A perspectiva para os próximos anos é de seguir expandindo as operações neste segmento”, explica Cavalcanti.