Push to Talk: A tecnologia que teria evitado a interrupção de empresas que dependem do WhatsApp

Redação – 07.10.2021 – Ferramenta traz eficiência e produtividade aos trabalhadores da linha de frente de negócios dos mais diversos setores 

No último dia 4 de outubro, a queda do WhatsApp, Facebook e Instagram em diversas partes do mundo interromperam uma série de negócios em empresas que utilizam estas tecnologias, principalmente o WhatsApp, para operar. A queda deixou clara a necessidade de empresas utilizarem dispositivos e soluções robustas e criadas especialmente para suas operações na hora de se comunicar. 

Uma delas é a tecnologia Push to Talk (PTT) ou “pressione para falar”, em português, que permite que funcionários troquem mensagens de voz de maneira instantânea e simples – basta segurar um botão. A solução também é versátil e customizável, indo além da voz e oferecendo também comunicação via imagem ou texto. 

O software PTT pode ser baixado no dispositivo corporativo que a equipe já usa – smartphones e tablets desenhados especialmente para o uso contínuo de operações e que também contam com soluções como scanner de código de barras, câmera e bateria de longa duração. 

Empresas nas mãos do Facebook

A queda recente foi a mais grave, mas o site Downdetector afirma que, apenas em 2021, o Whatsapp deixou de funcionar nove vezes. Para Vanderlei Ferreira, vice-presidente da Zebra no Brasil, as empresas não podem ficar nas mãos de um serviço que não foi feito para uso corporativo, mas sim para a comunicação pessoal. Ele considera que há diversas soluções de comunicação e digitalização de operações no mercado que oferecem um serviço melhor, entre elas o Push to Talk. 

Os softwares PTT também são mais seguros que o WhatsApp em termos de proteção de dados, pois as informações provenientes das mensagens são criptografados e viajam via Wi-Fi ou rede de dados móveis. É possível saber exatamente de onde a comunicação saiu e para onde ela foi, por conta do IP do usuário do dispositivo. Assim, a empresa tem a possibilidade de configurar quem interage com quem, se assegurando que a informação certa chegue à pessoa correta de maneira eficiente.