CCR RodoNorte encerra gestão de rodovias no Paraná

Redação – 29.11.2021 – Como o novo modelo de concessão ainda está sendo discutido, rodovias devem ficar um ano sem ter pedágio 

No último sábado (27/11), a Concessionária CCR RodoNorte encerrou a gestão de rodovias no Estado do Paraná, onde era responsável principalmente por aquelas localizadas nos Campos Gerais, Vale do Ivaí e Região Metropolitana de Curitiba. Foram 24 anos de gestão, com mais de R$ 5 bilhões investidos em 732 quilômetros de pistas de que era responsável. 

Às 23h59 do dia 27 de novembro, a CCR RodoNorte encerrou todas as suas atividades e serviços prestados aos clientes que circulam pelas rodovias sob concessão, entre eles o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), serviços de apoio mecânico, além da conservação e manutenção de rodovias. 

Com o fim da concessão, a gestão das rodovias da concessionária retorna para o Estado do Paraná. Como o novo modelo de concessão ainda está sendo debatido, a expectativa para a assinatura dos novos contratos fica para daqui há um ano, segundo à Folha de São Paulo. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) alega que o atraso se dá pelo número de contribuições à consulta pública. 

Até lá, a cobrança de pedágios será desativada e os serviços de manutenção das rodovias devem ser prestados por empresas terceirizadas contratadas pelo governo. Não há, no entanto, conhecimento sobre quem irá prestar os serviços de emergência, incluindo em caso de acidentes. Há a possibilidade de ter de serem feitos pelos municípios. 

Retrospectiva 

Em uma retrospectiva de suas ações, a CCR RodoNorte destacou as duplicações em rodovias, com destaque para BR 376, em trechos entre Ponta Grossa e Apucarana, a PR 151, no trecho entre Castro e Jaguariaíva, além do novo Contorno de Campo Largo (na BR 277). A concessionária ainda lembra de 82 obras de infraestrutura, como pontes, viadutos e trincheiras recuperadas. 

Juntamente com as duplicações e reconstrução completa dos trechos sob concessão, a Companhia construiu 63 novas obras entre acessos, viadutos, pontes, interseções e trincheiras e passarelas, além de 97 quilômetros de terceiras faixas. 

A CCR Rodonorte repassou mais de R$ 575 milhões em ISSQN a 19 municípios com testada para a rodovia concedida. Em alguns casos, o repasse da Concessionária para o município chega a representar 80% do total arrecadado pela cidade no ano; para se ter uma ideia, em 2020, as maiores proporções nesse quesito foram registradas em Califórnia (80,5%), Tibagi (72,3%), Imbaú (67,3%), Marilândia do Sul (64,5%) e Piraí do Sul (56,8%).