Base de apoio offshore de porto em Angra dos Reis vai ser reativada

Redação – 30.11.2021 – TPAR e Maersk Supply Service anunciam projeto para utilizar Terminal Portuário a partir de janeiro de 2022 

O Terminal Portuário de Angra dos Reis (TPAR), administrado pelo grupo Splenda Port, e a Maersk Supply Service anunciaram um projeto que marca a reativação do complexo do Porto de Angra dos Reis (RJ). O TPAR dará suporte inicialmente a toda a atividade de pré-instalação do sistema de ancoragem do FPSO Sepetiba, que será instalado no módulo 2 de produção do campo de Mero, na Bacia de Santos. Com uma área total de 87 mil m2, o Terminal Portuário de Angra dos Reis está localizado estrategicamente em águas abrigadas, a cerca de 200 km da Bacia de Santos. 

Segundo a TPAR, investimentos em melhorias operacionais e estruturais já começaram para ampliar a capacidade do Terminal Portuário de Angra dos Reis e permitir que opere navios de maior porte. A empresa afirma que o objetivo é transformá-lo na principal base de apoio offshore do Brasil. O terminal conta com 400 metros de extensão de cais, disponibilidade de berço para atracação e retroárea, além de estar próximo aos principais campos de produção do pré-sal brasileiro. 

Para receber novos projetos, a Splenda adquiriu uma planta de fluidos e espera ampliar ainda este ano o calado do terminal, que passará de 8,5 metros para 10 metros. A controladora prevê ainda investimentos na expansão da área de armazenagem em mais 50 mil m2 e em melhorias gerais, que incluem dragagem.  

A previsão é que as operações de pré-instalação do sistema de amarração do FPSO Sepetiba se iniciem em janeiro de 2022, a partir da etapa de instalação da pré-ancoragem dos torpedos e linhas e durem sete meses. 

O FPSO Sepetiba tem capacidade diária de processamento de até 180 mil barris de petróleo, injeção de água de 250 mil barris e tratamento de 12 milhões de metros cúbicos de gás natural, além de capacidade mínima de armazenamento de 1,4 milhões de barris de petróleo bruto.