Site Match da Energia mostra o quão eficiente o sistema elétrico brasileiro é para atender cada residência

Redação – 27.01.2022 – Abraceel e Volt criam portal para dar mais transparência e auxiliar na identificação de possíveis pontos de aprimoramento nos modelos matemáticos que formam os preços da energia elétrica 

A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) e a Volt Robotics desenvolveram o site Match da Energia, uma solução digital para dar mais transparência ao setor. A ideia é reunir dados sobre a sintonia entre o planejamento de geração de energia, indicada nos modelos que formam o preço da energia elétrica, e o que acontece na prática da operação. Os dados utilizados são um compilado de informações publicadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

No Brasil, uma série de ferramentas define qual a geração de energia elétrica é mais barata para atender as casas da população. São os chamados modelos matemáticos do setor elétrico. São esses mesmos modelos que buscam prever variáveis, como chuva, vento e consumo, indicando qual caminho garante a maior eficiência e o menor custo para o sistema elétrico. 

Tais modelos são utilizados para o planejamento da operação, mostrando se é mais vantajoso gerar energia elétrica em uma hidrelétrica ou em uma termelétrica – ou quem sabe uma outra opção, e o resultado impacta diretamente o preço da energia elétrica. Mas, na prática, nem sempre as ações sugeridas pelos modelos oficiais são executadas em sua totalidade. 

Por isso, o Match da Energia reunirá esses dados, fazendo um comparativo entre o que os modelos indicam e o dia a dia da operação, gerando um índice de compatibilidade para que consumidores, associações, jornalistas e demais players do mercado de energia possam acompanhar a eficiência do sistema.  

Como funciona ao Match da Energia  

O objetivo da Abraceel com o Match da Energia é oferecer um indicador de acompanhamento que permita observar, com base em fatos e dados, se a geração apontada pelos modelos matemáticos que definem o preço da energia elétrica está efetivamente alinhada com a realidade operativa. É uma forma objetiva de questionar as diferenças e ajudar na identificação de suas causas, contribuindo para estabelecer ações prioritárias para aprimorar os modelos do setor. 

No portal, criado com avançadas técnicas de programação, os usuários vão ter a chance de medir os indicadores representados por meio dos números, o alinhamento entre a operação real do sistema elétrico e o planejamento da operação indicada pelos modelos matemáticos de formação de preço e calcular se dão match ou não com o que foi planejado e está sendo utilizado. 

Para medir o match foram avaliadas quatro variáveis de grande impacto nos preços da energia elétrica, que podem ser divididas em dois grupos: as que são previstas pelo modelo e que não podem ser alteradas pelo operador do sistema, que são o consumo e a geração eólica, e variáveis que são otimizadas pelos aplicativos, buscando a operação do sistema com menor custo, que são a geração hidroelétrica e a termoelétrica. 

Por meio desses dados, o usuário terá um retrato detalhado, inclusive por usina, do que está sendo praticado na operação do sistema elétrico e poderá identificar possíveis discrepâncias. Esse índice será mais uma ferramenta para monitorar e aprimorar o uso de modelos computacionais no setor, por permitir que esses dados sejam acessados e observados de maneira rápida, organizada e contextualizada, com possibilidade do usuário definir suas preferências.