Ascenty inicia construção de quarto data center em São Paulo

Redação – 01.02.2022 – Com investimento de R$ 220 milhões e 7 mil m² de área construída, nova instalação vai atender aumento de demanda de clientes

A Ascenty, empresa que atua no mercado de data centers na América Latina, anunciou o início de construção de sua quarta unidade em Osasco (SP). A infraestrutura terá um investimento total de R$ 220 milhões em 7 mil m² de área construída e 9 MW de potência total. Com previsão de início de operação em dezembro deste ano, o novo empreendimento ampliará o campus de data centers da Ascenty em São Paulo para uma potência total de 33 MW.

Com essa instalação em São Paulo, a Ascenty contabiliza, agora, 28 data centers próprios no Brasil, Chile e México, sendo 19 em operação e oito em construção. Até o fim de 2020, a companhia terá iniciado as operações de cinco novas instalações, duas no Brasil – São Paulo 4 e Hortolândia 5 – e três no exterior – México 1 e 2 e Chile 2.

A expansão da empresa visa a suportar o crescimento da demanda por serviços de data centers e migração para a nuvem por empresas de todos os segmentos da economia na América Latina. Segundo a Ascenty, o consumo de internet em suas instalações é cerca de 300% na comparação com fevereiro de 2020, antes da pandemia. O consumo de energia quase que dobrou no período. A empresa ainda lembra que, além de aumentar o número de clientes, aqueles que já atendiam também expandiram o uso, o que evidencia o aquecimento do mercado.

Assim como todos os data centers da Ascenty, São Paulo 4 estará interligado na rede fibra ótica proprietária de 5 mil quilômetros, mas por ser carrier neutral (rede neutra), também possui acesso às redes das principais empresas de telecomunicação do País. Para o funcionamento ininterrupto dos data centers, a energia é 100% de fontes renováveis negociada no mercado livre de forma incentivada.

Além disso, as unidades já nascem com as certificações de gestão ISOs 14001, 27001, 37001 e 50001, bem como a TÜV TR3, que atesta a maior disponibilidade do mercado e assegura segurança e eficiência para a continuidade de negócios dos clientes.