ONU-Habitat lança projeto para melhorar gestão pública em 52 cidades no Brasil

Redação – 18.02.2022 – Cidades que ficam no Nordeste e Sudeste do País vão participar de rede de compartilhamento de conhecimento 

A partir da próxima semana, 52 municípios que fazem parte da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) receberão capacitações para aprimorar seu planejamento urbano e promover o desenvolvimento sustentável. A ação é fruto da parceria entre o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Sudene. 

Firmada em outubro, a parceria tem como objetivo contribuir com a implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Para isso, a iniciativa promove políticas amparadas em modelos de governança compartilhada e estimula as capacidades institucionais dos municípios em temas como planejamento regional, financiamento e desenvolvimento de projetos, governo digital e cidades inteligentes centradas nas pessoas. 

A parceria também promoverá estratégias de comunicação e advocacy para posicionar a rede de municípios como referência regional para informação, difusão e implementação de iniciativas relacionadas ao desenvolvimento urbano sustentável.  

Dessa forma, a expectativa da ONU-Habitat é fortalecer a gestão pública, permitindo que os gestores adquiram contato com novos recursos financeiros e de conhecimento até então pouco acessados. 

Quando começa 

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, a iniciativa vai realizar seu primeiro evento, a oficina “G52: Cidades-Polo ampliando os marcos do desenvolvimento regional”, que mostrará o projeto de implementação da estratégia territorial do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Um espaço de intercâmbio e cooperação com prefeituras e especialistas deve ser montado para discutir governança compartilhada, cooperação intermunicipal e gestão em rede.  

O evento da ONU-Habitat será realizado de forma online e será aberto há quem tiver interesse (as inscrições podem ser realizadas neste link). 

As 52 cidades são divididas entre os nove estados do Nordeste e dois do Sudeste. São duas em Alagoas (Arapiraca e Maceió), onze na Bahia (Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista), seis no Ceará (Crateús, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral), sete no Maranhão (Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís), cinco na Paraíba (Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Sousa), quatro em Pernambuco (Caruaru, Petrolina, Serra Talhada e Recife), sete no Piauí (Bom Jesus, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e Teresina), três no Rio Grande do Norte (Caicó, Mossoró e Natal), duas em Sergipe (Aracaju e Itabaiana), duas no Espírito Santo (Colatina e São Mateus) e três em Minas Gerais (Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni).