Fluke Networks lança detector de fibra ativa sem contato

Redação – 03.03.2022 – Novo testador soluciona problemas de cabo, porta, polaridade e transceptor sem necessidade de configuração ou interpretação 

A Fluke Networks, fornecedora de soluções de teste e certificação de cabeamento estruturado, lançou no Brasil o seu primeiro detector de fibra ativa FiberLert, testador de bolso que detecta potência óptica em comprimentos de onda de fibra óptica monomodo e multimodo (850nm a 1625 nm) através da detecção do infravermelho-próximo emitido. A ferramenta é adequada para portas e cabos de conexão, sejam conexões SM ou MM, polimentos UPC e APC, e realizar a testagem sem necessidade de contato, reduzindo o risco de contaminação ou danos nas conexões. 

O acionamento do novo produto ocorre quando colocado em frente à extremidade de um conector de fibra óptica ativo ou porta óptica de um distribuidor ou um switch, por exemplo, emitindo uma luz vermelha contínua e um tom opcional que indicam que a fibra está ativa. Ao contrário de testadores mais complexos, o FiberLert não requer configuração ou treinamento do usuário para interpretação do resultado do teste. O detector “sem contato” elimina as suposições ao indicar claramente onde o sinal está presente e onde não está, permitindo a rápida localização e correção da causa do problema, como um transceptor ou cordão de conexão com falha. 

Segundo a Fluke Networks, o testador chega para auxiliar engenheiros e técnicos a descobrirem e solucionarem problemas de comunicação com maior precisão. Além disso, o equipamento possui o recurso LightBeat, o qual pisca a luz LED para indicar a operação e o status da bateria, bem como um cronômetro interno, que desliga o testador após cinco minutos de inatividade, a fim de estender a vida útil da bateria (2xAAA, incluídas). 

O novo Fluke Networks FiberLert tem uma garantia de dois anos.