TIM e Huawei assinam acordo para transformar Curitiba em “Cidade 5G”

Redação – 03.03.2022 – Capital paranaense será a primeira a receber projeto que desenvolverá uma série de soluções para testes na rede 5G com foco no conceito de cidades inteligentes e na melhoria da vida dos clientes 

A TIM Brasil e a Huawei anunciam ontem (2/3), durante o Mobile World Congress, em Barcelona (Espanha), a assinatura de um acordo de colaboração (MoU) para desenvolvimento do projeto “Cidade 5G”. Trata-se de uma iniciativa que pretende trabalhar o conceito de cidade inteligente a partir da implementação de redes 5G, através de soluções de monitoramento de redes. A primeira cidade escolhida é a capital paranaense, Curitiba. O acordo é válido por dois anos, podendo ser prorrogado. Os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023. 

O projeto Cidade 5G consiste na implementação de ampla cobertura 5G para a cidade. Um dos objetivos é, além de monitorar a rede, mapear oportunidades para aprimorar a experiência dos usuários por meio do desenvolvimento de equipamentos e soluções sustentáveis, de baixo consumo de energia e custo, e que mantenham a alta qualidade de entrega de serviços.  

Para o projeto Cidade 5G, a TIM e a Huawei desenvolverão uma rede mMIMO (massive MIMO – tecnologia sem fio que usa vários transmissores e receptores para transferir mais dados ao mesmo tempo), que poderá ajudar a atingir as mais altas velocidades do 5G com baixíssima latência, um dos diferenciais da próxima tecnologia de redes móveis.