Viavi apresenta novas soluções de testes de fibra óptica

Redação – 21.03.2022 – Novas ofertas podem automatizar testes de qualificação de fibra e fornecer medições avançadas de transporte e funcionalidade de manutenção 

A Viavi Solutions anunciou um conjunto de soluções para expandir o alcance de seus serviços de teste de fibra óptica. Entre as novidades, a empresa apresenta um módulo 400G para o OneAdvisor 800, está lançando o FiberComplete PRO e também colaborou com a OFS no primeiro amplificador focado em teste e medição baseado em uma nova fibra OFS dopada com bismuto (mOFA-C1).  

OneAdvisor 800 (foto: divulgação Viavi).

O módulo 400G para o OneAdvisor 800 fornece funcionalidade avançada de teste e manutenção de transporte para serviços comerciais e técnicos em campo. Ao combinar os recursos do OneAdvisor 800, os profissionais podem testar ambientes de transporte (400G, ZR/ZR+/coerente) e fibra (OTDR, análise de espectro óptico, certificação de fibra bidirecional). 

Além disso, a solução permite que grupos de trabalho adicionem recursos de teste wireless (LTE, 5G, C-RAN, O-RAN) à medida que suas necessidades evoluem. A plataforma utiliza o VIAVI Test Process Automation (TPA) para fornecer às equipes o desempenho de teste de nível especializado sempre na primeira tentativa.   

FiberComplete PRO, um conjunto de recursos de teste e certificação de fibra (foto: divulgação Viavi).

Também já está disponível o FiberComplete PRO, um conjunto de recursos de teste e certificação de fibra que permite que os técnicos de campo certifiquem e solucionem problemas de qualquer link de fibra de forma rápida, confiável e econômica. A empresa diz ser esta a primeira solução de porta de teste única que automatiza totalmente os testes de qualificação de fibra necessários para a construção e certificação de qualquer tipo de rede de fibra óptica.   

Por meio de uma única porta de teste, esta solução combina seis instrumentos de teste: fonte de luz, medidor de energia, conjunto de teste de perda óptica, medidor ORL, localizador de falhas e OTDR, criando uma solução altamente econômica. Os testes variam de perda de inserção (IL) básica uni ou bidirecional e perda de retorno óptico (ORL) até análise avançada de OTDR bidirecional em tempo real (TrueBIDIR), permitindo que ações corretivas sejam tomadas no local para certificar que os links de fibra estão construídos de acordo com a especificação exigida e que as redes aparecem na primeira vez.  

Espera-se que o fluxo de trabalho simplificado, o sequenciamento de testes e os relatórios integrados ofereçam até 80% de economia de tempo para testes de aceitação de fibra com a solução, de acordo com a fabricante. 

Parceria 

Com a OFS, a Viavi também colaborou no primeiro amplificador focado em teste e medição baseado em uma nova fibra dopada com bismuto (mOFA-C1). A fibra OFS é a primeira a ser produzida em volumes suficientes para atender à crescente demanda por aplicativos de teste de 400 GbE e 800 GbE em todo o mundo. Hoje, os principais desafios se referem a limitações físicas que afetam a fabricação em volume e a capacidade dos sistemas de teste de fornecer a potência óptica necessária para alcançar uma amplificação que suporte toda a banda O.  

As vantagens da dopagem de bismuto e do design do amplificador incluem: a capacidade de amplificação na banda O (1260-1360 nm) ocupada por 100 GbE, 400 GbE e 800 GbE; e a produção de fibra em escala como a matriz hospedeira é quase a mesma da fibra monomodo. A Viavi e a OFS colaboraram estreitamente durante o desenvolvimento do mOFA-C1, incluindo a formulação do projeto, protótipo e teste de viabilidade, com foco particular na maximização de ganho, potência e cobertura de comprimento de onda com um único amplificador. Esta nova fibra simplificou drasticamente a integração nos processos de fabricação de amplificadores de banda C e L existentes da Viavi.