62% das estradas brasileiras apresentam problemas, aponta estudo

Redação – 06.04.2022 – Malha pavimentada cresceu apenas 0,5% entre 2009 e 2019, de acordo com o Anuário 2021 da CNT 

Dados do último anuário do transporte da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de 2021, mostram que 61,9% das estradas brasileiras avaliadas, ainda em 2020, apresentaram algum tipo de problema no estado geral. Mais da metade (52,2%) dos trechos avaliados têm problemas no pavimento. 

Embora o sistema rodoviário seja o principal modal de transporte do País, a malha pavimentada cresceu apenas 0,5% entre 2009 e 2019, de acordo com o Anuário 2021 da CNT. Os dados revelam que 58,9% dos trechos avaliados apresentam deficiência na sinalização e 62,1% dos trechos têm falhas na geometria. 

Para o especialista em infraestrutura, logística e comércio exterior, Paulo César Alves Rocha, o setor de transportes de carga é, sem dúvida, um dos grandes desafios dos governantes nos próximos anos. “Ao longo das últimas quatro décadas, vimos uma evolução muito tímida na criação de alternativas para o setor de transporte de cargas no País”, considera. 

Rocha esclarece que a lentidão para investimentos e a falta de um planejamento a longo prazo faz o Brasil literalmente parar no tempo. Para ele, não há razões que justifiquem a lentidão para o País ter uma malha viária que seja condizente com a atividade industrial e do transporte de cargas. 

“Se considerarmos, por exemplo, que mais de 77% das estradas brasileiras têm problemas de geometria, 31,1% apresentam ângulos das pistas em situação péssima, veremos que o problema é muito mais grave do que pensamos. É lamentável que um país como o nosso tenha que seguir enfrentando problemas de ordem tão rudimentar como este e também a questão do saneamento básico”, afirma o especialista. 

Outras deficiências de sinalização foram encontradas e mapeadas pela CNT. Os dados mostram que em 59,2% das rodovias analisadas, 13,2% a sinalização é péssima e em 14,1% é ruim. Os problemas no asfalto atingem 50% dos trechos, com pavimentação péssima em 2,8% dos casos e ruim em 13,2%. 

Os dados da pesquisa da CNT ainda mostram que a frota cadastrada para transporte de cargas no Brasil em 2020 foi de 1,38 milhão de veículos de empresas, 859 mil registrados como autônomos e 28 mil de veículos de cooperativas. Totalizando assim, 2,27 milhões de veículos autorizados para realizar transporte de cargas no Brasil.