Com tecnologia BIM, governo de AM espera reduzir em 40% o tempo de projetos de engenharia

Redação – 31.05.2022 – Os investimentos na metodologia BIM visam transparência e economia aos cofres públicos

O governo do Amazonas (AM) quer diminuir em até 40% o tempo de elaboração de projetos de engenharia e aumentar a assertividade em até 97%. Para isso, ele anunciou a implantação da tecnologia BIM (modelagem de informação para a construção), ferramenta digital da Autodesk.

A iniciativa começa com um projeto piloto e um programa de treinamento e transferência de tecnologia, de responsabilidade da DeskGraphics, parceira da Autodesk. A partir de junho, os servidores da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus), iniciarão gratuitamente o curso de capacitação para o uso da metodologia BIM, com duração de doze meses.

O que é a tecnologia BIM?

BIM é uma metodologia de criação e gerenciamento de informações para um recurso construído. Com base em um modelo inteligente e habilitado por uma plataforma na nuvem, o BIM integra dados estruturados e multidisciplinares para produzir uma representação digital de um recurso em todo seu ciclo de vida, desde o planejamento e o projeto até a construção e as operações.

A adoção do BIM pelo governo do Amazonas também implementa o BIM para atender à Lei nº 14.133 em vigor desde abril de 2021, que reforça o decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020, que estabelece a utilização da metodologia na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.