Solução pré-conectorizada pode ajudar a diminuir custos com os postes

João Monteiro – 31.05.2022 – Equipamentos da Fibracem conseguem diminuir uso do poste ao utilizar o fio e a cordoalha como suporte para caixas conectoras

A Fibracem é uma verdadeira evangelizadora das soluções pré-conectorizadas como forma de implementar uma rede de fibra óptica de forma prática e rápida. Agora, a fabricante descobriu que é possível diminuir custos nas taxas pagas para as distribuidoras de energia ao aliviar o peso dos postes.

Segundo Sebastião Rezende, gerente comercial e técnico da Fibracem, o uso de equipamento pré-conectorizado diminui o uso do espaço do poste. As opções para conectar oito acessos (1×8), por exemplo, podem ser implementadas no próprio fio do poste, já que a caixa é bem leve. A para 16 acessos (1×16) pode ser implementada na cordoalha do fio, também diminuindo o uso do poste.

“É uma tendência de mercado que as distribuidoras de energia exijam para que os equipamentos de telecom sejam instalados no vão dos postes, tanto para aliviar o peso quanto para ter opção de espaço”, explica o executivo. “Há uma cobrança muito alta de taxa para desencorajar o uso do poste e a solução precon consegue ajudar com isso”, afirma ele, lembrando que não tem problema de regulamentação, pois o uso de cordoalha e do próprio fio é permitido.

Rezende ainda diz que, na implantação de uma caixa 1×8, há uma retorno de investimento que supera o uso da tecnologia convencional. Já a 1×16 é preciso avaliar projeto por projeto para se ter maior noção da redução de custos com os postes.