Artigo: Expansão de ISP cria oportunidades no fornecimento de serviços

Ayrton Neves* – 01.06.2022 – Para se consolidar no mercado como fornecedores de serviços ISP, gestores de provedores estão sentindo a necessidade de inovar, aproveitando que há um movimento de expansão da área no País

As tendências de digitalização, que já estavam em curso, foram potencializadas no período da pandemia. O home office, por exemplo, foi adotado por 46% das empresas entre 2020 e 2021; junto disso, o ensino digital também mostrou um aumento de 68% nas inscrições. Assim, o país atingiu a marca de 152 milhões de usuários conectados à internet, segundo dados do Comitê Gestor da Internet do Brasil.

Indo ao encontro desse movimento, está o início da implantação da tecnologia 5G no país, que deve expandir o acesso ao mundo digital e criar oportunidades ainda maiores de inovação. De acordo com um estudo apresentado pelo Ministério da Economia, as soluções 5G para diversas áreas da sociedade têm potencial de gerar R$ 101 bilhões na próxima década para as empresas e startups presentes no Brasil.

Tantas transformações em um mercado já estabelecido podem causar dúvidas nos envolvidos. Algumas situações que podem ocorrer são oferta de serviços que não se encaixam no perfil do cliente e até mesmo mudanças de tecnologia sem o devido planejamento.

Para evitar as situações acima e aumentar as chances de acerto nas decisões tomadas, é fundamental entender as particularidades do mercado para saber as reais necessidades do cliente. Somado a isso, conhecer as possibilidades que as novas tecnologias oferecem e saber estimar demandas futuras podem ser a chave para o sucesso.

A importância de se destacar frente à concorrência

Com tanta informação disponível sobre o tema, tem-se uma janela de oportunidade para que os fornecedores de serviços ISP busquem conhecimento aprofundado e invistam em novas soluções. É interessante notar como a Internet das Coisas ganha cada vez mais espaço em nosso dia a dia e mais dispositivos se tornam conectados à rede. Hoje, já é possível para muitas pessoas, usar fechaduras digitais e assistentes de voz, bem como programar cenários para ligar/desligar lâmpadas, por exemplo. Consequentemente, a demanda por qualidade na prestação do serviço aumenta.

Para melhorar a performance dos negócios, é interessante orientar os fornecedores de serviços ISP, por isso compartilho a seguir quatro dicas essenciais. Ressalto, apenas que é preciso entender a realidade na qual sua empresa está inserida para aproveitar ao máximo o bom momento do setor.

1) Diversifique o portfólio de atendimento

A expansão de rede de fibra óptica abre um amplo leque de possibilidades de prestação de serviços, que antes não eram possíveis com as redes tradicionais. Como exemplo, é possível citar a automação dos itens das casas, que as torna inteligentes.

Segundo uma pesquisa da consultoria IDC Brasil, o mercado brasileiro de casas inteligentes vai crescer cerca de 30% nos próximos anos índice muito superior que a taxa de crescimento global, em torno de 11,9%. Ademais, são muitos os equipamentos que podem ser usados com serviços ISP.

Um deles são as câmeras inteligentes para residências, que podem ser instaladas internamente, servindo para monitorar o que ocorre no ambiente na ausência da família, seja crianças pequenas, idosos ou animais de estimação; e externamente, para proteção da casa. A gravação das imagens pode ser direcionada para o NVR do provedor, em vez de ficar armazenada apenas no cartão de memória, por exemplo. Para o cliente o serviço é o mesmo — ele acessa o conteúdo em tempo real pelo celular ou no computador de onde estiver.

Já para quem trabalha em home office, pode ser necessário ter um nobreak, que vai garantir que haja tempo hábil para salvar e finalizar demandas do serviço caso falte luz. Pensando em fornecimento de serviços ISP, atuar com nobreaks é essencial, já que garante a operação dos serviços de forma ininterrupta e prolonga a vida útil dos equipamentos, que não sofrem com interferências da rede elétrica.

Além disso, as lâmpadas inteligentes, que podem ser encontradas por menos de R$ 100 no varejo, são ideais para quem deseja ter as primeiras experiências com smart home. Elas são simples de instalar, é preciso apenas adicioná-las no lugar desejado.

Após a instalação da lâmpada, a praticidade continua: basta ter o aplicativo baixado no celular, colocá-la em modo configuração e realizar as programações e os agendamentos para seu funcionamento. As lâmpadas inteligentes estão disponíveis em várias cores e proporcionam que o usuário escolha a que melhor se adapta a cada ambiente, como uma cor tranquila para o quarto de bebê ou uma iluminação vibrante para um jantar em casa.

2) Atenção às questões contratuais

Ao oferecer novas soluções, como fornecedores de serviços ISP, os provedores precisam estudar novas questões contratuais. A privacidade de imagens, por exemplo, é um ponto que obrigatoriamente deve constar no contrato e ser rigorosamente cumprido.

No caso da gravação das câmeras, caso queira ter acesso às imagens armazenadas, o cliente precisa solicitar ao provedor. Para o provedor, é extremamente vantajoso, já que a rede é local e não há custo na transmissão de dados. Além disso, a instalação do equipamento é rápida e fácil, e a manutenção é quase zero.

Porém, é importante ressaltar que o serviço oferecido é a gravação e o armazenamento das imagens. Serviços de segurança patrimonial e pessoal devem ser avaliados com uma empresa especializada.

Além disso, cláusulas específicas sobre a privacidade de imagens podem deixar o cliente mais tranquilo. A proposta é que apenas a própria pessoa possa ver o que está acontecendo nas imagens e a operadora só tenha acesso quando solicitada.

3) Estude a concorrência

Qualquer negócio, quando ampliado ou diversificado, precisa passar por um novo estudo de mercado. Além do número de clientes, a faixa etária, o potencial de poder aquisitivo e os serviços que a concorrência oferece, é preciso ter uma boa noção sobre o perfil de compra dessas pessoas.

Para dar um exemplo específico, pode ser que na região de interesse para sua empresa o marketing para câmeras pet não faça sentido, já que poucas pessoas têm cachorro dentro de casa. Em contrapartida, é possível que nessa mesma região muitos clientes tenham idosos sendo cuidados em casa e queiram saber o que acontece enquanto estão fora.

4) Diversificando a área de atuação

Os consumidores finais e pequenas empresas são conhecidos dos fornecedores de serviços ISP. Mas existem outros nichos interessantes de atuação para prestação de serviço, como prefeituras, condomínios e empresas de eventos.

Com as cidades se tornando cada vez mais digitais, a demanda de prefeituras por serviços ISP vai aumentar. Interligar as redes da prefeitura e suas áreas administradas, conectar escolas, unidades de saúde, câmeras de vigilância e outros serviços, tudo isso é uma grande oportunidade para aumentar a renda do provedor.

Outro exemplo são os condomínios que querem oferecer segurança eletrônica, serviços de internet, TV, telefonia e interfonia para seus moradores. Prestar um serviço dedicado, além de interessante para a operadora, é vantajoso para o condomínio — que terá qualidade superior e possibilidade de ter múltiplos serviços em um só. No caso dos eventos, pode-se oferecer toda uma infraestrutura de internet e equipamentos inteligentes, como serviço de monitoramento por câmeras, para conferências, shows, festas e afins.

O fato é que, conhecendo bem o mercado, as possibilidades são maiores do que se imagina. Por isso, estude a área de atuação de sua empresa, as necessidades presentes na região atendida e adapte seu negócio de forma que consiga atender cada vez melhor seus clientes em potencial.

*Ayrton Neves é diretor de vendas da unidade de redes da Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de soluções tecnológicas com 46 anos de história.