Fibracem lança CTO Linear visando diminuir volumes em postes

Redação – 23.06.2022 – Caixa Terminal Óptica é recomendada para uso em cordoalhas e vai possibilitar atendimentos de até 16 assinantes com reentrada e derivação dos cabos (sangria ou ponta livre) de maneira bidirecional 

A Fibracem, fabricante especializada no segmento de comunicação óptica, lançou a Caixa de Terminal Óptica (CTO) Linear GO 1X16. A novidade, homologada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), já está disponível no mercado e chega com o propósito de facilitar ainda mais a terminação da rede até o cliente final. Ela ajuda a diminuir o volume de equipamentos nos postes, já que pode ser instalada em cordoalhas. 

A empresa diz que o lançamento vai possibilitar também o compartilhamento de uma única fibra em até 16 pontos para assinantes e a derivação dos cabos com o objetivo de gerar continuidade à rede. A CTO Linear GO permite a reentrada e as derivações dos cabos AS em modo sangria e de ponta livre ou através de cabos mini drop de maneira bidirecional, permitindo uma rede desbalanceada. 

O lançamento possui duas bandejas, uma sendo para acomodação de até 36 emendas, organização das fibras, distribuição dos assinantes e acomodação dos adaptadores ópticos e outra para fixação de splitters – 01 splitter 1×16 ou até dois splitters 1×4 ou até dois splitters 1×8 – e acomodar suas sobras. 

A CTO Linear GO também vem preparada para receber a Reserva de Cabos Ópticos Click. Com fáceis encaixes e desencaixes, a Reserva Click é montada na parte posterior da CTO, formando um único conjunto que ficará suspenso no mesmo ponto de cordoalha. A novidade ainda conta com um sistema de vedação mecânico (grau de vedação IP55), utilizando grommets para reentradas e derivações e borracha de vedação para o atendimento ao assinante.