Construtech traz chatbot para auxiliar no suporte a chamados no pós-obra

Redação – 28.06.2022 – Assistente virtual da FastBuilt ajuda cliente a resolver problemas sozinho ao invés de depender do suporte de construtora 

A FastBuilt, chamada de construtech por ser especializada em soluções de automação para a construção civil, lançou uma atualização em seu chatbot NIA. A nova funcionalidade promete reduzir um dos grandes problemas das construtoras: o alto volume de assistências técnicas desnecessárias no pós-obra. 

A assistente, que já apoiava na redução de chamados através de uma série de boas práticas e dicas de conservação, agora irá atuar também no apoio aos chamados para resolução sem a necessidade de assistência técnica in loco. A nova funcionalidade permite que a construtora associe sua base de conhecimento aos seus chamados de assistência técnica. A ideia é que o cliente mesmo realize reparos simples. 

No espaço para cadastro das perguntas e respostas, é possível que a construtora torne uma pergunta um pré-requisito de leitura para um sistema construtivo. “Acessando NIA > Categoria > adicionar pergunta, o cliente adiciona o questionamento, por exemplo, sobre mau cheiro em tanques e pias. A pergunta é associada com a categoria “instalações hidráulicas”, que vai aparecer ao morador quando for abrir um chamado. 

A construtora pode adicionar imagens, vídeos e até arquivos em PDF que expliquem o procedimento que o morador deve realizar. Assim, quando o cliente tentar realizar uma solicitação para essa categoria, a informação aparecerá para ele. Caso o conteúdo das perguntas não ajude o morador, ele ainda poderá abrir um chamado em seguida. 

Assim, com o chatbot associado à base de conhecimento da construtora, muitos dos chamados podem ser resolvidos com uma simples conferência das informações já cadastradas, sem a necessidade de deslocamento de uma equipe especializada até o imóvel. 

Mercado em expansão na América Latina 

Um estudo feito pela Frost & Sullivan com a Infobip destacou que 21% das instituições da América Latina já utilizam assistentes virtuais automatizados e um chatbot com Inteligência Artificial, enquanto nos Estados Unidos, apenas 13% fazem uso dessas ferramentas. 

A FastBuilt defende que o uso de assistentes virtuais na construção civil traz uma série de ganhos, mas geralmente está voltada para o ciclo construtivo. O pós-venda, no entanto, é uma etapa que onera consideravelmente a construtora, já que ela deve, por lei, proporcionar a assistência técnica durante as garantias relacionadas ao imóvel. 

Dar ao consumidor conhecimento e autonomia para poder resolver pequenas demandas do dia a dia pode fazer com que a experiência dele seja mais positiva, já que ele pode resolver os problemas na hora que quiser, enquanto reduz custos importantes para a empresa.