Recife quer transformar centro em local de experimentação tecnológica

Redação – 30.06.2022 – EITA Labs realizará projetos para construir soluções inovadoras e melhorar a vida da população em geral

Foi aberto no último mês de maio o edital do EITA Labs, que oferece recursos para transformar o parque tecnológico do Porto Digital em uma área de experimentação tecnológica. Instalado no centro de Recife (PE), o Porto Digital funciona como um parque tecnológico e conta com diversas empresas de serviços de TI e produção de softwares.

Com a criação do EITA Labs, as soluções desenvolvidas na capital pernambucana também poderão ser incluídas no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Essa iniciativa é fruto do termo de cooperação técnica assinado entre o Recife e a entidade privada. O principal objetivo é que ambas as partes possam realizar projetos em parceria para construir soluções inovadoras e de cidades inteligente, melhorando a vida da população em geral.

O edital aberto já apresenta algumas soluções e possibilita que as empresas tenham um ambiente de teste para ser realizado. O programa permite, por exemplo, que carros autônomos sejam testados no Porto Digital, algo que não é permitido em outros locais do Brasil, segundo a direção do parque tecnológico.
Como funciona o edital

As soluções a serem experimentadas no território do EITA Labs devem se enquadrar nos seguintes eixos temáticos: meio ambiente; tecnologia e inovação; segurança; economia, finanças ou empreendedorismo; governança; urbanismo; saúde; educação; energia; habitação; esporte, cultura ou recreação; telecomunicações; mobilidade e acessibilidade; agricultura; saneamento; ou turismo. Pelas regras, as empresas e startups poderão submeter, ao mesmo tempo, até cinco projetos num mesmo edital.

Entre os critérios de avaliação para autorizar os experimentos, o comitê coordenador levará em consideração o grau de inovação e de maturidade da solução, o impacto na vida dos cidadãos e no seu meio a partir da tecnologia escolhida, a capacitação técnica da equipe que vai conduzir as experimentações, além de verificar se o experimento atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentre outros preceitos. A cada fundamento será atribuído um peso, refletindo seu grau de importância.

A partir da publicação do edital, as empresas e startups interessadas deverão inscrever as soluções que desejam testar no Centro do Recife através do portal EITA Labs. Cada entidade interessada terá o prazo de seis a 12 meses para realizar as experimentações, podendo renovar esse tempo a depender das avaliações do Conselho Gestor e do Comitê Coordenador do Programa Recife Living Labs (CCRLL) – responsáveis pela curadoria dos projetos.