Entidades lançam manual para pavimentação com piso intertravado

Redação – 26.09.2022 – Com objetivo de ampliar o uso de alternativas mais sustentáveis, principais entidades do setor reforçam parceria histórica com lançamento de publicação 

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), com apoio da Blocobrasil (Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto) e do SINAPROCIM (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento), lançaram “O Manual de Desempenho de Pisos Intertravados”. O manual tem como referência a norma ABNT NBR 15575-3, que estabelece os requisitos e critérios de desempenho aplicados ao sistema de pisos de uma edificação habitacional, sendo complementado para abranger o uso mais generalizado do pavimento intertravado. 

Desse modo, o manual pode ser utilizado para avaliar o desempenho do pavimento intertravado aplicado em ruas urbanas, vias vicinais, portos, aeroportos, estacionamentos, pátios, áreas de armazenamento, passeios públicos e outras utilizações desse versátil sistema de pavimentação. 

Segundo a ABCP, esse tipo de tecnologia está sendo utilizado cada vez mais – sobretudo nas principais capitais brasileiras – trazendo benefícios e melhoria na qualidade do pavimento. Com o manual, a expectativa é melhorar a qualidade das vias e a mobilidade para os seus moradores. 

As entidades salientam que os resultados apresentados no manual devem ser utilizados como referência e não substituem a necessidade de avaliação dos requisitos do sistema de pavimentação em casos específicos, devendo ser utilizado como um guia informativo referente aos diversos requisitos que um sistema de pavimentação deve atender. 

O que é pavimento intertravado 

O sistema de pavimento executado com uso de pavimento intertravado consiste em um pavimento constituído por peças de concreto sobrepostas em uma camada de assentamento. As entre as peças são preenchidas por material de rejuntamento e o intertravamento do sistema é proporcionado pela contenção. 

Os pavimentos intertravados utilizam peças de concreto pré-fabricadas e apresentam uma série de vantagens em termos técnicos e de sustentabilidade que os fazem se destacar das demais opções.  

Segundo as entidades, os pavimentos de asfalto geram impactos significativos ao meio ambiente, e tem crescido a preocupação em relação aos aspectos de sustentabilidade na concepção de projetos construtivos dos mais diferentes tipos de obras, inclusive nos pavimentos. 

A avaliação entre tipos de revestimento para pavimento se torna mais assertiva à medida que se possa comparar requisitos de desempenho como durabilidade, manutenibilidade, segurança no uso e operação, adequação ambiental entre outros. 

A norma de desempenho ABNT NBR 15575-3 estabelece requisitos para o sistema de pisos em edificações e que, no manual, foram adaptados e complementados considerando o uso da pavimentação intertravada em outros tipos de pavimentação, levando em conta o tráfego de veículos, pedestres e armazenamento de cargas. 

Portanto, o foco desse manual, quando relacionado à uma edificação, irá abordar apenas os requisitos relativos aos pisos não atrelados à sua estrutura, aqui chamados de pavimentos. 

Para acessar o material completo, clique aqui.