Cancelamentos de voos no Brasil disparam em agosto e superam níveis pré-pandemia

Redação – 29.09.2022 – Passageiros atingidos por cancelamentos somaram 76,2 mil em agosto deste ano contra 59,2 mil no mesmo mês de 2019, alta de 28,8% 

O volume de cancelamentos de voos registrado em agosto deste ano já supera os níveis pré-pandemia, com 76,2 mil de passageiros afetados nos aeroportos brasileiros. O número representa um em cada 88 passageiros. O índice é superior ao verificado no mesmo período de 2019, quando 59,2 mil foram atingidos por esse mesmo tipo de evento (um em cada 142 passageiros). Os números são da AirHelp, 

Os atrasos e cancelamentos de voos registrados em agosto também aumentaram, com mais de 1 milhão de passageiros afetados, somando 15,4% dos transportados no período, ou um em cada seis passageiros. A porcentagem é superior ao verificado no mesmo período de 2019, quando 1,15 milhão foram atingidos por esse mesmo tipo de ocorrência, totalizando 13,7% do total de passageiros transportados, ou um em cada sete passageiros.  

É preciso levar em conta ainda que, em agosto de 2022, as companhias aéreas brasileiras transportaram 6,7 milhões de passageiros. O volume é inferior ao verificado ao mesmo mês de 2019, quando 8,4 milhões de passageiros foram transportados nos aeroportos brasileiros. 

Este tipo de ocorrência, quando não provocado por questões meteorológicas ou de força maior, pode originar pedidos de indenização às companhias aéreas. E, em razão do aumento das ocorrências, os passageiros elegíveis para pedir indenização às companhias áreas experimentou forte crescimento. 

Segundo levantamento da AirHelp, do total de passageiros afetados, 87,2 mil teriam direito à indenização pelos transtornos com atrasos e cancelamentos, ou seja, um em cada 77 passageiros é elegível a pleitear compensação financeira às companhias aéreas no período analisado. Em agosto de 2019 foram 71,4 mil (um em cada 118). 

Compensação de passageiro  

Para reivindicar uma indenização, os passageiros devem estar cientes de certas condições. A primeira é verificar se o atraso ou cancelamento realmente causou sofrimento, estresse ou lesão ao usuário. 

Acontecimentos como faltar a uma consulta médica importante, cancelamento de contrato, demissão, afastamento de um acontecimento de grande relevância emocional, são situações que podem dar lugar a um pedido de indenização perante a companhia aérea. Se o passageiro já sofreu os chamados “danos morais” e pode prová-los, os passageiros têm boas chances de obter uma indenização financeira de até R$ 10 mil por pessoa.  

O passageiro tem mais chance de obter uma compensação financeira se a companhia aérea for a responsável direta pela interrupção do voo, por problemas técnicos ou falta de tripulação, por exemplo. A interrupção do serviço devido a condições climáticas extremas pode ser usada como justificativa e aceita pelos tribunais, como estando fora do controle da companhia aérea. No entanto, nesta situação, os passageiros continuam a ter direito ao serviço e à informação.  

Metodologia 

Todos os dados da pesquisa AirHelp são baseados em voos regulares em aeroportos brasileiros no oitavo mês de 2022 e de 2019, contidos no banco de dados global de voos da AirHelp. Para garantir dados precisos, AirHelp usa uma variedade de fontes e as combina em um banco de dados global.