Publicação discute urbanização da Amazônia Legal

Redação – 10.10.2022 – As metrópoles na floresta são os destaques do Volume 4 da Série Amazônia Brasileira, que analisa perspectivas e visão de futuro da Amazônia Legal 

O Volume 4 da Série Amazônia Brasileira: perspectivas territoriais integradas e visão de futuro, da Synergia, busca discutir como integrar as metrópoles à floresta. Oficialmente, apenas Belém (PA) e Manaus (AM) são reconhecidas como áreas metropolitanas na Amazônia Legal. A Synergia entende que a análise de suas capitais e o processo de urbanização da Amazônia, sem deixar de lado os aspectos do campo, é essencial para compreender as macrotendências de mudança no uso e ocupação do solo no território amazônico. 

Além de trazer a demografia das nove capitais da Amazônia Legal (tabela ao lado), a edição também se debruça sobre aspectos da região, como a incidência de favelas, a problemática do saneamento, da violência e um capítulo específico dedicado à Zona Franca de Manaus, seu modelo econômico e o seu impacto no desenvolvimento da região.  

Relatos de moradores enriquecem publicação 

Além de dados oficiais e análises, o Volume 4 traz relatos de quem vive na região, em uma forma de dar voz para seus representantes e enriquecer o material. O capítulo Vozes da Amazônia traz a narrativa de Kelvyn Gomes, da Vila da Barca, no Pará, e de Heitor Pinheiro, de Manaus.  

Conhecer a história da Vila da Barca, maior conjunto de palafitas da América Latina, situado às margens da Baía do Guajará, em Belém, no Pará, é uma viagem ao universo de mulheres, homens, pretos, indígenas, indivíduos e famílias que lutam para sobreviver e serem reconhecidos como indivíduos de direitos. Kelvyn Gomes, morador da Vila da Barca nos conduz a conhecer melhor a gênese do local, seus principais problemas, dificuldades e desafios, mas principalmente seu potencial político, econômico e social.  

A leitura do texto de Heitor Pinheiro, geógrafo que atua na Fundação Vitória Amazônica e faz parte do Observatório da Região Metropolitana de Manaus (ORMM) e da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, conduz ao entendimento da Região Metropolitana de Manaus, com suas sub-regiões e centralidades. Ele aponta a importância do fortalecimento das cadeias produtivas locais, das Unidades de Conservação, e das Terras Indígenas como peças-chave para o combate ao desmatamento ilegal e à manutenção da biodiversidade, capazes de formar um escudo verde em torno da área urbanizada.  

A Série Amazônia Brasileira: perspectivas territoriais integradas e visão de futuro é um projeto do Centro de Estudos Synergia, criado como um espaço dedicado à construção da inovação no campo socioambiental brasileiro, abrigando iniciativas voltadas à pesquisa e ao conhecimento, por meio da troca, debate e compartilhamento de conhecimentos e experiências adquiridas pela Synergia em diversos territórios e contextos socioambientais do país. 

O Volume 4 da Série Amazônia Brasileira é dedicado ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista Dom Phillips, assassinados na Amazônia durante a elaboração da edição. Para baixar gratuitamente o volume acesse.