Demanda diminui e preços dos fretes caem, relata a project44

Redação – 26.10.2022 – Relatório mostra que setor voltou a ter preços mais próximos aos que eram cobrados antes da pandemia 

A incerteza econômica influencia cada vez mais a cadeia de suprimentos, com os preços dos fretes caindo à medida que a demanda cada vez menor dos expedidores, aponta a project44, em seu mais novo relatório “Situação do mercado global de transporte de contêineres – outubro de 2022”. 

De acordo com a empresa, uma alta temporada decepcionante definitivamente interrompeu os preços de frete descontrolados e acelerou o retorno ao antigo normal. Nesse ritmo, a expectativa é que o cenário pré-pandemia retorne já no final do ano. 

Após uma alta temporada aquém das expectativas, as transportadoras seguem apreensivas quanto aos aumentos nos preços dos combustíveis e dos alimentos, a eventos climáticos extremos e a ameaças de novas greves. Com estoques quase 50% maiores do que na época da crise financeira de 2007, qualquer queda na demanda será particularmente dolorosa para os transportadores. 

Os destaques do relatório são: 

  • Varejistas começam a sentir a dor dos estoques inchados e os preços dos fretes de contêineres continuam em queda livre. 
  • As transportadoras implementam aumentos agressivos nos blank sailings à medida que a demanda diminui. 
  • Portos da Costa Leste e do Golfo dos Estados Unidos registram volumes recordes de TEU no terceiro trimestre. 
  • Atrasos nos horários dos navios e nos tempos de trânsito foram reduzidos significativamente.