BI é ferramenta para provedores valorizarem seu negócio

Redação – 26.10.2022 – Com maior visibilidade sobre o que ocorre em sua operação, provedores conseguem melhorar serviço 

O mercado de provedores de Internet (ISP) está cada vez mais competitivo e a consolidação começa a puxar os investimentos no setor. Ao mesmo tempo, se torna necessário profissionalizar a atuação para fazer valer os investimentos já feitos e entregar um melhor serviço ao cliente final. Uma ferramenta para obter isso é o business intelligence (BI), ferramenta de dados que ajuda a ter mais visibilidade sobre a operação de provedores. 

Fabio Vianna, sócio da RadiusNet, explica que o BI dá os dados necessários para que um provedor identifique tendências, tanto positivas quanto negativas. Ele, que palestrou ontem (25/10), durante a edição de Campinas do ISP Meeting Business, diz que a análise de dados permite entender o que acontece na operação para que o provedor estabeleça formas de corrigir problemas ou potencializar oportunidades. 

Isso é importante para que a empresa atinja melhoria na prestação do serviço. Um exemplo simples que Vianna trouxe é no caso de um técnico com muitas ordens de serviço paradas; o BI vai apresentar um número acima do normal e alertar o problema, de forma que o gestor possa procurar por uma solução. 

Esse tipo de solução ajuda o provedor a aumentar seus índices de resolutividade e até mesmo de satisfação de cliente, já que ele consegue entender onde estão os gargalos da operação. A RadiusNet tem seu BI desenvolvido exclusivamente para o setor de provedores, com dashbords direcionados as principais preocupações dos gestores da área. 

Fabrício Viana, também sócio da RadiusNet, defende que esse tipo de solução permite que o provedor obtenha maior controle sobre a empresa e valorize seu negócio, principalmente na hora de negociar com um investidor. “Os dados são importantes para mostrar qual o resultado da empresa”, lembra ao executivo.