NIC.br lança portal que auxilia ISPs a aprimorar qualidade do serviço

Redação – 28.10.2022 – Além de mostrar ao provedor qual é o desempenho das conexões em sua rede, iniciativa oferece soluções de problemas e orientações para o aperfeiçoamento técnico 

Com intuito de fornecer apoio técnico aos provedores de acesso à Internet (ISPs) no Brasil, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) desenvolveu o PAS (Portal Autonomous System), um sistema que permite aos provedores monitorar a qualidade das conexões em suas redes. 

A novidade foi lançada nesta quinta-feira (27/10) durante o IX Fórum 16, evento que integra a programação da 12ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil, promovida pelo NIC.br e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). 

O portal reúne três tipos de informações: a qualidade da conexão à Internet dos usuários, obtida por meio dos testes realizados pelos próprios consumidores via SIMET (Sistema de Medição de Tráfego Internet); dados sobre a infraestrutura de rede interna do provedor, coletados pelo SIMET para sistemas autônomos conectados ao IX.br; e dados de roteamento, ou seja, como os provedores se interligam. 

O PAS, então, permite que o provedor visualize e extraia informações de diferentes origens em um único lugar. “Queremos que ele as assimile e, de fato, se beneficie delas, promovendo melhorias efetivas em sua rede. Diante da importância dos pequenos e médios provedores para a conectividade no país, nosso objetivo com essa iniciativa é ajudar os provedores a melhorarem sua infraestrutura para Internet”, afirma Milton Kashiwakura, diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br. 

Acesso e casos de uso 

Para ter acesso ao PAS do NIC.br, os representantes de ISPs deverão criar uma conta de usuário, que será submetida a um processo de verificação. Após ter a identidade confirmada, encontrarão gráficos com dados agregados, que mostrarão a evolução das medições ao longo do tempo, e uma tabela com todas as medições individuais – nessa listagem tabular, serão apresentadas as seguintes métricas: velocidade de download e upload, latência (medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar) e perda de pacotes. 

Além de mostrar ao provedor qual é o desempenho das conexões em sua rede e permitir que ele realize monitoramentos periódicos por meio dos gráficos, o portal oferece soluções de problemas com medições capazes de diagnosticar falhas; orientações para o aprimoramento técnico do prestador de serviço; e suporte ao usuário. Nesse último caso, o consumidor testa, via plataforma SIMET, a qualidade da banda larga contratada. 

O resultado da medição é encaminhado automaticamente para o PAS, e o provedor será, assim, capaz de auxiliar o usuário em tempo real. Está previsto um aperfeiçoamento contínuo da ferramenta, com o objetivo de que o portal apresente mais aspectos relevantes relacionados à qualidade técnica de um provedor. 

Acesse o Portal PAS pelo link.