Projeto de urbanização de favelas usa BIM para agilizar processos

Redação – 13.12.2022 – Sondotécnica desenvolve o primeiro gerenciamento de projeto de urbanização de favelas em BIM com apoio do Construtivo 

A Sondotécnica, consultoria de engenharia, desenvolveu o primeiro gerenciamento de projeto de reurbanização de favelas em BIM (Modelagem da Informação da Construção, na sigla em inglês) no Brasil, plano que envolve uma das maiores favelas de São Paulo. O processo de escaneamento e captura de imagem das moradias foi desenvolvido com o apoio das tecnologias fornecidas pelo Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação em engenharia. 

Esse projeto visa a recuperação do ambiente urbano para realizar a remoção das moradias de risco, propondo a retirada ou a realocação dos moradores da região para lugares seguros. Após a avaliação, as famílias podem optar em receber uma indenização do valor gasto com a moradia até aquele momento. 

Além do desafio do prazo para o cadastro de inúmeras moradias, existe a dificuldade de acesso a casas em vielas ou risco em acessar moradias que se encontram em cima de córregos ou em encostas. Uma das saídas foi contar com soluções de escaneamento e medição a laser da Leica Geosystems, que são fornecidas pelo Construtivo. 

O escâner Leica BLK To Go tornou o reconhecimento dos locais mais dinâmico, já que esse recurso disponibiliza informações completas sobre o ambiente e facilita o relatório para a avaliação das moradias. Com a nuvem de pontos gerada pela captura das imagens, é possível detectar se há alguma alvenaria no local, processo que se fosse feito manualmente seria complexo devido ao volume de casas mapeadas. O equipamento também foi utilizado nas vielas e nos corredores de acesso às moradias, que são tortuosos e difíceis de serem acessados. 

Outro recurso que possibilitou agilidade foi o medidor a laser Leica Disto D2, que auxilia no cálculo e no reconhecimento de obras já realizadas no local, eliminando a necessidade de que a equipe de campo volte aos escritórios para criar as plantas do projeto baseadas nos cálculos manuais.