Goodyear apresenta pneu com 90% de materiais de origem sustentável

Redação – 13.01.2023 – Além de apresentar o modelo, companhia anuncia o início da comercialização do pneu com 70% de materiais sustentáveis ainda este ano 
Pneu feito com 90% de materiais sustentáveis (foto: divulgação Goodyear).

A Goodyear apresentou um pneu de demonstração com 90% de materiais sustentáveis. O pneu já passou por todos os testes para circular nas ruas e estradas, bem como nos testes internos da Goodyear. Aparentemente, é possível que o novo pneu traga maior economia de combustível, já que apresenta menor resistência ao rolamento quando comparado a um pneu tradicional. 

No ano passado a Goodyear apresentou um pneu feito com 70% de material sustentável, que já está com a sua base de fornecedores sendo trabalhada e espera-se que comece a ser vendido em 2023. Com esse e outros projetos, a Goodyear continua progredindo em direção à meta de introduzir o primeiro pneu 100% sustentável na indústria até 2030. 

Segundo a Goodyear, para trazer um pneu com 90% de material sustentável para o mercado, há necessidade de maior empenho da base de fornecedores para identificar a escala necessária de uso dos materiais inovadores em grandes volumes. Por isso, este modelo ainda é apenas uma demonstração e não deve ir para produção tão cedo. 

Do que é feito o pneu sustentável  

Há 17 ingredientes no pneu com 90% de material sustentável em 12 diferentes componentes: 

  • O carbono incluído nos pneus para reforço do composto e para ajudar a aumentar a sua vida útil é tradicionalmente produzido pela queima de vários derivados de petróleo. O novo pneu, porém, apresenta quatro tipos de carbono que são produzidos a partir de matérias-primas de metano, dióxido de carbono, óleo vegetal e óleo de pirólise de pneus em fim de vida. Essas tecnologias visam emissões reduzidas, circularidade e o uso de carbonos de base biológica, ao mesmo tempo em que oferecem desempenho. 
  • O uso de óleo de soja ajuda a manter o composto de borracha do pneu flexível em mudanças de temperatura. O óleo de soja é um recurso de base biológica que ajuda a reduzir o uso de produtos à base de petróleo pela Goodyear. Enquanto quase 100% da proteína de soja é usada em aplicações de alimentos e de ração animal, sobra um excedente significativo de óleo disponível para uso em aplicações industriais. 
  • A sílica é um ingrediente frequentemente usado em pneus para ajudar a melhorar a aderência e reduzir o consumo de combustível. Este pneu de demonstração inclui uma sílica de alta qualidade produzida a partir de resíduos de casca de arroz, um subproduto do processamento do arroz que geralmente é descartado e colocado em aterros sanitários. 
  • O poliéster é revertido com o uso de produtos químicos a partir das garrafas plásticas de consumo geral. O poliéster tem capacidade técnica para ser usado nos cordões dos pneus. 
  • As resinas são usadas para ajudar a melhorar o desempenho da tração do pneu. Neste pneu de demonstração, as resinas tradicionais à base de petróleo são substituídas por resinas biorrenováveis de pinheiro. 
  • Os fios do talão (parte lateral do pneu) e os cabos de aço usam o processo de fabricação EAF (do inglês electric arc furnace e que na tradução para o português chama-se: Forno Elétrico a Arco). Um método moderno de produção de aço que opera com aço já produzido. O processo por EAF também tem potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em comparação com o método de produção do aço em alto-forno. 
  • Os polímeros de massa são certificados pela ISCC (International Sustainability and Carbon Certification), garantindo que a matéria-prima bio e biocircular que estão no pneu tenham procedência.