Alessandra Prata, da Samarco, assume presidência do Mining Hub

Redação – 01.02.2023 – Ela é líder de inovação na Samarco e vai liderar a gestão do centro de inovação até o fim do ano 

Na semana passa, Alessandra Prata, líder de inovação da Samarco, assumiu a presidência do Mining Hub, um centro de inovação e contato com startups que atuam no ramo de mineração que já conta com 38 empresas do setor associadas (22 mineradoras e 16 fornecedores). A gestão da organização é rotatória e a líder sairá do cargo ao final de 2023. 

Em 2022, a Samarco integrou o grupo de coordenação e foi participou da revisão do planejamento estratégico do Mining Hub, que agora se posiciona como um ator na inovação do setor. A intenção é fomentar o conhecimento e a inovação para promover a transformação da mineração. 

A Samarco acredita ser significativo ter uma representante à frente do Mining Hub, já que considera que a inovação é um de seus valores e algo essencial para a continuidade e sustentabilidade do setor. 

Um dos programas tocados pelo hub é o M-Start, que chega em 2023 em sua 9ª edição e conta com sete temáticas: Descarbonização, Desenvolvimento Social, Eficiência Operacional, Fontes de Energia Alternativas, Gestão de Água, Gestão de Resíduos e Rejeitos e Saúde e Segurança Ocupacional. As inscrições para o programa ainda estão abertas pelo link. 

Além disso, o Mining Hub criou recentemente outros programas como o M-Impact, para busca de soluções que impactam a cadeia da mineração, com foco nas pessoas, comunidades e sociedade; o M-Science que visa parcerias com universidades, instituições de pesquisa, Centros de Inovação para o desenvolvimento de projetos sustentáveis, sobretudo na temática da descarbonização; o M-Future que propõe estudos sobre as tendências de futuro para transformação dos negócios; e o M-Academy com o objetivo de influenciar os envolvidos na cadeia de mineração, criando uma cultura de inovação no mercado.

Fonte: Conexão Mineral