Rota Sul quer fomentar carros elétricos com rede inicial de 10 postos de carregamento

Redação – 01.02.2023 – Iniciativa não visa lucro a curto prazo, mas incentivar a adesão a veículos eletrificados na região Sul do País 
Posto de carregamento da da Rede Sul (foto: divulgação Nissan).

Uma iniciativa realizada com a parceria de quatro empresas – Zletric, Nissan, Movida e Rede SIM – quer incentivar a eletrificação da mobilidade a partir de postos de carregamento de veículos. Chamada de Rota Sul, os primeiros pontos foram lançados em novembro de 2022, em um investimento de R$ 2,4 milhões, e oferece serviço estruturado com a cobrança de tarifa, que visa dar autonomia total para viagens de longo percurso com carros elétricos. 

Apesar de já contar com a cobrança desse serviço, a iniciativa não é obter lucro a curto prazo, conforme disse Diego Argenta, diretor-superintendente de varejo da Rede SIM, à revista Combustíveis & Conveniência. A intenção é fomentar esse mercado nos primeiros anos, já que ele ainda não está maduro. 

Ao todo, a Rota Sul tem dez postos da Rede SIM equipados com carregadores elétricos espalhados entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com distância máxima de 200 quilômetros entre cada local. Os planos são de aumentar os números de postos de carregamento nos próximos anos, afirma Argenta.  

Neste primeiro momento, a ideia é facilitar a vida de quem conta com um carro híbrido ou elétrico, permitindo que se possa ter a segurança de “abastecimento”. Com essa rede, o usuário de um carro elétrico pode viajar com tranquilidade, dado que a maioria dos veículos tem autonomia de cerca de 300 quilômetros. 

Como funciona a parceria 

A tecnologia de carregamento é da Zletric, que oferece carregadores de 60 kwatts, na modalidade de carga rápida. Há também um carregador de 22 kwatts (carga semirrápida), na cidade de Laguna (SC). Já a energia elétrica é disponibilizada pela Rede SIM, onde 90% é oriunda de fontes renováveis, algo necessário se o objetivo de usar carros eletrificados for reduzir a emissão de gases de efeito estufa. 

Já a cobrança é feita direto no aplicativo da Zletric, que exige o cadastro de quem quiser recarregar seu veículo. A cobrança é feita por megawatt consumido e o custo disso varia de acordo com o custo da energia no momento do carregamento. 

Para a Nissan, a parceria é uma forma de incentivar a comercialização de seus próprios carros elétricos no País, complementando a estratégia de venda do Nissan Leaf, que já é oferecido em 57 concessionárias do Brasil. A Movida também sai ganhando, pois sua frota de carros elétricos para alugar também está em crescimento.