CCR Aeroportos repassa mais de R$ 13 mi em impostos para 18 cidades

Redação – 02.02.2023 – Concessão proporcionou nova fonte de recursos para municípios, que decidem sua destinação de acordo com as necessidades locais 

Em 2022, a CCR Aeroportos repassou mais de R$ 13 milhões por meio do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) aos municípios onde estão localizados os aeroportos que administra e serviços contratados. Ao todo são 18 cidades contempladas distribuídas em nove estados nas cinco regiões do Brasil. 

Trata-se de uma nova fonte de receita para as prefeituras proporcionada pela concessão dos aeroportos à iniciativa privada. Como antes os aeroportos eram ligados ao próprio governo federal pela Infraero, essa receita não ia para os municípios. Dessa forma, acabam ganhando maior autonomia. 

Os municípios que receberam a contribuição pela operação da CCR Aeroportos são: Curitiba, Londrina e São José dos Pinhais, no Paraná; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; Belo Horizonte, em Minas Gerais; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul; e São Paulo e São José dos Campos, em São Paulo. 

Confira abaixo os valores por cidade: