Mulheres ganham espaço na construção civil, mas ainda representam 11% do total

Redação – 08.03.2023 – Dados do ministério do trabalho apontam que 250 mil mulheres estão neste mercado de um total de 2,3 milhões de pessoas 

De acordo com os últimos dados do Painel de Informações da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2021, do Ministério do Trabalho, a construção civil no Brasil emprega mais de 2,3 milhões de pessoas com carteira assinada. Desse total, 11% são mulheres – 250 mil – que atuam em variadas funções. 

No Estado de São Paulo há 627 mil trabalhadores no segmento, sendo 68 mil mulheres. Para quem trabalha no setor estes dados representam um avanço enorme, visto que em décadas passadas os empreendimentos em construção quase não tinham a presença feminina. 

Quem recorda essa realidade é a engenheira civil Katia Barazal, que tem 32 anos de carreira. Hoje ela lidera profissionais na Construtora Planeta, em Sorocaba (SP), por ser a responsável pela obra do Ícone Planeta, o prédio mais alto do interior do Brasil com 45 andares e 141 metros de altura. 

“Quando comecei a trabalhar na construção civil, as obras tinham uma ou duas profissionais trabalhando. Eu mesma enfrentei muita desconfiança sobre minha capacidade técnica e aos poucos fomos ocupando mais espaços com muito trabalho, dedicação e com um perfil detalhista que faz toda a diferença”, afirma Katia. 

Nova geração 

Nos últimos anos, os cursos de graduação em Engenharia Civil têm recebido cada vez mais matrículas de alunas interessadas em seguir na carreira. Em 2021, as mulheres representaram 36% dos concluintes nos cursos de engenharia no Brasil, contra o índice de 30% de alunas que terminaram o curso em 2015, segundo dados do Ministério da Educação. 

Um exemplo é a engenheira civil Larissa Barros, que atua há seis anos na Construtora Planeta como estagiária e hoje está em um cargo de liderança: é coordenadora da obra do empreendimento Avant-Garde, que está sendo construído no Campolim. “Hoje a presença da mulher nos canteiros, em especial para nós engenheiras, já é um processo mais facilitado do que nas gerações anteriores”, diz Larissa Barros. 

A Construtora Planeta tem 267 funcionários contratados. Destes, 28% são mulheres, um índice que é mais do que o dobro da média nacional e local. Do total de 75 colaboradoras, 60 atuam no escritório da empresa, sendo que 10 estão em cargos de liderança, e 15 estão nos canteiros de obras.