Via Appia vence leilão do Rodoanel Norte e prevê R$ 3,4 bi de investimentos

Redação – 17.03.2023 – Prazo para entrega do último trecho do Rodoanel paulista é junho de 2026 

A Via Appia FIP Infraestrutura venceu o leilão do Trecho Norte do Rodoanel do estado de São Paulo e prevê investimentos de R$ 3,4 bilhões. Com 44 quilômetros de extensão no eixo principal, três a quatro faixas por sentido e sete túneis duplos, o Trecho Norte do Rodoanel compreende os municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá. 

A empresa ganhou a concessão dos serviços públicos de operação e manutenção do trecho durante os próximos 31 anos. Caberá a Via Appia concluir a obra, paralisada desde 2018, em cerca de três anos – o prazo de entrega está para junho de 2026.  

Segundo cálculos do governo, o projeto deve gerar mais de 15 mil empregos e reduzir a circulação de 18 mil caminhões diariamente dentro da capital. O trecho Norte é o único que ainda não foi concluído dentro do projeto original do Rodoanel do estado, criado para interligar o litoral com o interior sem a necessidade de entrar dentro da capital paulista. 

Valores do leilão 

Além da proposta de investimentos que chegam a R$ 3,4 bilhões, a Via Appia também ofereceu um deságio (desconto sobre o valor a ser pago pelo Estado) de 100% pela contraprestação dos serviços públicos de operação, manutenção e investimentos. Também ofereceu mais 23,1% de desconto sobre o aporte público necessário para a conclusão da obra. 

Como contrapartida, a concessionária poderá explorar pedágios através do modelo free flow, que utiliza cobranças de forma automática e que podem levar em conta o quilômetro rodado por veículo. A tabela de valores das tarifas de pedágio apresentada foi de R$ 6,50. 

Polêmicas no leilão 

Na véspera do leilão, a Associação Brasileira de Usuários de Rodovias sob Concessão (Usuvias) entrou com uma liminar para a impedir a realização do certame, que acabou sendo negada no Tribunal de Justiça. Segundo a entidade, não houve realização de uma audiência pública, algo previsto tanto na lei estadual quanto na federal. A Usuvias também alega falta de transparência na tabela de pedágio. 

Fonte: UOL e B3.