Quase metade das empresas considera fazer investimentos em 5G envolvendo pauta ESG

Redação – 11.04.2022 – Para 47% dos entrevistados, a agenda ESG é essencial na decisão de fazer investimentos nessa tecnologia que está em ascensão, demonstra estudo da EY 

De acordo com o estudo Reimagining Industry Futures 2023, elaborado pela EY, 47% dos líderes de empresas ouvidos consideram que a agenda ESG está entre as principais considerações ao fazer investimentos em 5G. A pesquisa foi aplicada online e ouviu 1.325 empresas de todo o mundo e de diferentes setores em novembro do ano passado. Em termos de número de respondentes da amostra, o Brasil ficou em terceiro lugar, ao lado de Alemanha e China e atrás apenas do Reino Unido e dos Estados Unidos. 

Os respondentes apontam as ameaças cibernéticas como os maiores riscos fora do controle da organização para a implantação do 5G. Essa preocupação reflete a ocorrência cada vez mais comum de ataques cibernéticos, como o ransomware, afetando a reputação e os resultados financeiros dos negócios e dos seus fornecedores. 

Na sequência, aparecem as regulações e políticas de 5G como segundo risco mais citado. Fechando os três primeiros está a incerteza em relação ao retorno sobre o investimento em 5G, que exige um aporte muito alto para a criação da rede de infraestrutura necessária, especialmente em países continentais como o Brasil.  

Das empresas atualmente investindo em 5G, 55% citam a evolução no planejamento de sustentabilidade como um benefício dessa tecnologia, em comparação com 39% que dizem o mesmo em relação às tecnologias emergentes como um todo.  

O 5G também é a tecnologia que mais atrai investimentos em curto prazo, com 57% dos respondentes dizendo que pretendem investir nela dentro de um a três anos. Apenas 7% consideram essa tecnologia irrelevante. A computação quântica apareceu na sequência, com 42% das respostas. 

Já a inteligência artificial e analytics aparece na liderança das tecnologias que já recebem investimentos, com 64% das empresas indicando essa resposta. Somente a tecnologia de robótica e automação recebeu porcentagem maior, com 65% dizendo que os investimentos já estão sendo feitos.