2023 aponta maior pontualidade em fretes por caminhões, após dois anos voláteis

Redação – 18.04.2023 – Estudo da project44 aponta que, em 2021 e 2022, a pontualidade dos fretes terrestres era pouco confiável 

Os anos de 2021 e 2022 foram anos voláteis e pouco confiáveis para a entrega de cargas terrestres no prazo, segundo a project44. Julho de 2022 teve a melhor performance, em torno de 60%, o que significa que no pico do desempenho dos prazos de cargas transportadas por caminhões, 40% delas ainda estavam chegando atrasadas.  

Em 2023, a tendência é que esse tipo de transporte seja mais confiável, aponta o relatório da empresa. Nos três primeiros meses do ano, houve um aumento na pontualidade, chegando a taxa de quase 75% em março. 

Apesar da boa notícia, a capacidade de contêineres para importação e exportação nos portos do Brasil diminuiu entre janeiro e fevereiro. Foi registrada uma queda de 11% e a empresa observa uma queda de capacidade de 7,2 milhões de TEUs para 6,4 milhões de TEUs. 

O problema seria que a diminuição atingisse patamares maiores, o que causaria problemas na hora de exportar e até importar produtos, algo visto durante a pandemia de covid-19. No entanto, os números de fevereiro ainda significam um aumento de 5% em relação à recente baixa de 6,1 milhões de TEUs em junho de 2022. 

A China e a Índia, por exemplo, têm um lead time de contêineres consistentemente maior para o Brasil e ambos os países viram um aumento entre janeiro e fevereiro de 2023. Também é notável que, nos últimos meses, houve um salto no tempo de espera para contêineres da Alemanha. Espera-se que isso aumente em março, e potencialmente abril, devido a problemas operacionais causados pela greve no país europeu que durou dois dias, entre 22 e 23 de março. 

Portos do Brasil 

Os portos de Paranaguá (PR), Rio Grande (RS) e Salvador (BA) têm os maiores tempos de permanência de importação fora dos principais portos do Brasil. O Porto de Salvador tem sido altamente volátil, saltando de uma média de 3,7 dias em janeiro para 5,8 dias em fevereiro. 

Paranaguá e Rio Grande tiveram melhorias em fevereiro em relação a janeiro. Houve uma diminuição de 33% na permanência das importações no Rio Grande e uma diminuição de 8% em Paranaguá. 

A permanência de exportações tem sido menos volátil nos últimos meses em todo o Brasil. O Porto do Rio Grande, em particular, teve grandes melhorias, com sete meses consecutivos de queda de permanência nas exportações. Houve diminuição de 57% em relação ao mês de pico, em maio de 2022, em comparação com fevereiro de 2023.