Wilson Sons apresenta mais um rebocador de última geração que vai atuar no Porto do Açu

Redação – 05.05.2023 – WS Rosalvo é a terceira embarcação construída no estaleiro da empresa em Guarujá e consumo de combustível é até 14% menor 
Rebocador WS Rosalvo no Porto do Açu, no Norte do Rio de Janeiro (foto: divulgação).

A Wilson Sons, operadora logística portuária e marítima, iniciou as operações do seu novo rebocador, o WS Rosalvo, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Esta é a terceira de uma série de seis novas embarcações mais eficientes construídas nos estaleiros da companhia no Guarujá (SP). 

O novo design hidrodinâmico melhora a eficiência do casco e permite reduzir em até 14% o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, os novos rebocadores são os primeiros no Brasil a atender o padrão Tier III, da Organização Marítima Internacional (IMO), que atesta a redução de pelo menos 70% de óxidos de nitrogênio. 

O WS Rosalvo, da classe RSD 2513, possui 24 metros de comprimento e 13 metros de boca (largura). A embarcação opera avante e a ré com a mesma eficiência, podendo ser usada tanto em manobras portuárias quanto em rebocagem oceânica. O bollard pull (tração exercida no cabo de manobra) é de mais 90 toneladas, fazendo do novo rebocador o mais potente e sustentável em operação no Brasil, ao lado do WS Centaurus e do WS Orion, que compartilham as mesmas características. 

A empresa agora conta com uma frota de 81 rebocadores. Os dois primeiros novos rebocadores (Centaurus e Orion), que entraram em operação, em julho e em outubro do ano passado, respectivamente, já realizaram, no total, cerca de 650 manobras. Com a entrega do WS Rosalvo, a Wilson Sons chega à marca de 151 embarcações construídas em seus estaleiros. Todos estes rebocadores foram construídos com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e tiveram como agente financeiro o BNDES.