Startup de economia de recursos naturais mira no setor portuário

Redação – 17.05.2023 – Myio tem oferta consolidada para economizar água e energia e quer aproveitar recursos com o setor portuário 

A startup de soluções de internet das coisas (IoT) Myio está mirando em um novo mercado. A empresa já conta com clientes que buscam economizar na conta de energia e água e agora quer conquistar mais clientes no setor portuário. Hoje, a principal atuação é com soluções voltadas para data center, mas a startup também está expandindo sua atuação para área outros setores. 

Desde fevereiro de 2021, seu sistema já é utilizado para reduzir o consumo de água nas operações da empresa Santos Brasil no terminal de contêiner do Porto de Santos. Assim que as soluções da Myio foram implementadas, o sistema detectou quatro vazamentos em diferentes pontos do terminal. A empresa desperdiçava 126 mil litros de água por dia, com custos acima de R$ 60 mil. Após reparo, o consumo retornou aos 800 litros/dia.  

Um dos diferenciais da startup, é gerar mais eficiência das rotinas, através da automatização e do monitoramento inteligente. Além disso, suas soluções erradicam a falha humana, pois são capazes de automaticamente desligar luzes que foram esquecidas ligadas, torneiras que foram deixadas abertas, corrigir temperaturas de salas e congeladores. 

A startup vai usar esse caso de sucesso, bem como a demanda por automação e sistemas inteligentes, para atrair o setor portuário com a opção de redução de custos e iniciativas mais sustentáveis. O objetivo é expandir o negócio para diferentes nichos que necessitam de um serviço de automação inteligente.