Hydro quer reduzir pegada de carbono e aposta em ações sustentáveis no Brasil

Redação – 07.06.2023 – Produtora de alumínio tem desenvolvido soluções inovadoras para conservação do meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua  

A Hydro, presente em toda a cadeia do alumínio, promove uma série de ações voltadas para o meio ambiente e colocou a sustentabilidade como um de seus pilares. A empresa busca minimizar sua pegada de carbono e preservar a biodiversidade e o bem-estar das comunidades vizinhas a suas minas de bauxita, mineral que dá origem ao alumínio. 

Alinhada ao cumprimento do Acordo de Paris e em contribuir para a redução da temperatura do planeta, a Hydro firmou o compromisso de atingir zero emissões na produção de seu alumínio até 2050. A ambição é assumir a liderança no fornecimento de alumínio com carbono zero em escala industrial até 2030. 

Para atingir as metas, as operações no Brasil têm papel fundamental. Neste cenário, a mudança da matriz energética da Alunorte, a maior refinaria de alumínio do mundo fora da China, localizada no Pará, é estratégica. A Hydro está implantando uma série de ações para remover totalmente o uso do carvão na Alunorte até 2030, o que vai tornar a planta líder mundial em redução de emissões. 

Estão sendo estudadas outras fontes de energia para as operações, como o hidrogênio verde e uso de biomassa a partir do caroço do açaí, cuja polpa é produzida em larga escala no Pará. 

A Alunorte também instalou, em 2022, uma nova caldeira elétrica, a maior disponível no mundo. Essa foi a primeira de um total de cinco que serão implantadas na refinaria nos próximos anos. Com todas em operação, o projeto vai representar uma redução de mais de 400 mil toneladas de emissões de carbono por ano. 

Além disso, o óleo combustível utilizado na refinaria será substituído por gás natural (GNL). Com investimento de R$ 1,3 bilhão, estima-se que o projeto gere redução anual de 700 mil toneladas de carbono e melhorias na qualidade do ar. A previsão é atingir 100% de substituição já no próximo ano. Com isto, reduziremos de imediato mais de 1.1 milhão de toneladas de CO2 no meio ambiente. 

Investimento em energia renovável 

Como parte da estratégia de sustentabilidade da companhia, em 2021, foi criada a Hydro Rein, um investimento de US$ 1,5 bilhão em usinas de energia renovável que vai contar com capacidade instalada total de cerca de 1,5 Gigawatts.  

Os dois primeiros parques vão atender a Alunorte. O projeto híbrido eólico e solar Feijão, com capacidade de 586 MW, localiza-se nos estados do Piauí e Pernambuco. Já o Mendubim, realizado em parceria com a Scatec, Equinor ASA, é um projeto solar com capacidade de 531 MW. As empresas assinaram um contrato de compra de energia e 20 anos com a refinaria, que consumirá aproximadamente 60% da energia produzida. O restante será vendido no mercado livre de energia. 

Já o projeto Boa Sorte, desenvolvido em parceria com a Atlas Renewable Energy, vai fornecer energia limpa para a Albras, joint-venture entre a Hydro e a NAAC – Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd. A capacidade total instalada planejada é de 438 MW. A usina solar de Boa Sorte vai garantir à refinaria de alumínio um fornecimento anual de energia de 815G Wh (aproximadamente 100 MW) no período de 2025-2044. 

Reflorestamento e outras ações 

A Hydro também estabeleceu como prioridade recuperar a vegetação da região da mina de bauxita mantida pela empresa em Paragominas (PA). Mais de 2.905 hectares do bioma amazônico já foram reflorestados desde o início de suas operações. Só em 2022, a empresa atuou na reabilitação de cerca de 259 hectares, um crescimento de 55% em relação ao ano anterior. 

As ações contribuem para reforçar a meta da reabilitação de 1:1 que a Hydro possui. Ou seja, para cada hectare minerado, outro é reflorestado em até dois anos após a lavra, garante a empresa. Também faz parte das ambições da companhia garantir nenhuma perda líquida de biodiversidade em novos projetos. 

A produtora de alumínio também tem iniciativas de educação ambiental, como a trilha ecológica de 114 metros mantida pela Hydro Paragominas, e um projeto com a startup Ludus Tecnologia, que lançou uma trilha ecológica virtual. A ideia é que os dois ambientes sirvam para educar pessoas sobre a necessidade de preservar a natureza. 

Por fim, a mina de bauxita da Hydro em Paragomina (PA) tem sido um laboratório para análises técnicas e científicas voltadas ao aperfeiçoamento de técnicas de recuperação florestal de áreas mineradas. A unidade é o ambiente para estudos desenvolvidos por pesquisadores do BRC – Biodiversity Research Consortium (Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil – Noruega), composto pela Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Rural da Amazônia (UFRA), do Museu Paraense Emilio Goeldi, da Universidade de Oslo (UiO) e profissionais da Hydro.