Claro evita emissão de 500 mil toneladas de CO2e em cinco anos

Redação – 14.06.2023 – Resultado coloca a operadora à frente das metas de redução de emissões estipuladas pela Science Based Target (SBTi) em estudo para a companhia globalmente 

A Claro já conseguiu reduzir 500 mil toneladas de CO2e emitidas em sua operação desde 2017. A principal iniciativa responsável pelo número foi o “Energia da Claro”, programa de eficiência energética que prevê o uso de energia renovável a partir de fontes solar, hidrelétrica, biogás e cogeração qualificada, além de ações para redução do consumo em todas as operações e instalações da companhia no Brasil. 

Suas estruturas de energia renovável alimentam um sistema cada vez mais sustentável, com papel fundamental no volume de CO2 evitado pela companhia até agora. Em 2023, a iniciativa deverá atingir a geração de mais de 1 GWh/ano provenientes de fontes renováveis, o que equivale a 80% do consumo de todas as operações e instalações da empresa no Brasil. 

Faz parte do programa a maior usina de Geração Distribuída (GD), em capacidade instalada de potência, em operação no Brasil. Movida a biogás, a planta pode gerar até 4,65 megawatts médios (MWm), que conseguem abastecer 2.991 unidades da Claro, entre torres de telefonia, data centers e outras estruturas operacionais da companhia. 

A iniciativa ainda conta com plantas geradoras em vários estados, como Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e DF, além de projetos em construção nas demais unidades federativas. 

Atualmente, a frente de geração distribuída do programa conta com 84 usinas energizadas, abastece mais de 22 mil unidades consumidoras e atende mais de 67% das antenas da Claro com energia renovável. 

A empresa ainda investe no mercado livre de energia para aquisição de energia eólica, com o objetivo de atender a 100% de seu consumo em unidades de média tensão, o que faz com que seus data centers, prédios administrativos e operações de grande porte utilizem somente energia limpa. 

Busca pela eficiência nas operações 

Na frente de eficiência energética, a Claro tem investido em diversas ações para a melhoria de seus processos e, consequente, redução nas emissões de carbono. Uma dessas iniciativas é a modernização das antenas, com a implementação de recursos para controlar a distribuição da energia que as abastecem de acordo com a demanda e volume de dispositivos conectados, evitando o desperdício. 

Com o resultado do inventário, a companhia identificou que unidades físicas, como prédios administrativos, lojas e data centers, representam uma parcela significativa do impacto ambiental com CO2. A partir dessa informação, a Claro tem trabalhado em soluções como, por exemplo, a melhoria dos sistemas de refrigeração dos equipamentos de ar-condicionado para minimizar esse efeito. 

A Claro tem investido em iniciativas diversas e complementares como: adoção em larga escala do etanol para o abastecimento da frota de veículos; instalação de estrutura dentro dos Centros de Distribuição para a triagem e tratamento de resíduos eletrônicos, reduzindo o impacto ambiental gerado pela locomoção, somente com essa ação já foram economizados 400 mil litros de diesel; e uso de bicicletas para o atendimento técnico residencial, em regiões de cidades como SP e RJ, no projeto Bike Claro. 

Além do trabalho interno voltado para o aperfeiçoamento das operações, a empresa tem investido também em iniciativas que integrem a sociedade, gerem impacto e contribuam para despertar a consciência socioambiental junto à população em geral. Uma dessas frentes é o Claro recicla, programa que reforça a importância da reciclagem e destinação correta de itens eletrônicos. 

O programa disponibiliza urnas em mais de 2.000 lojas, em todo o país, para a coleta e destinação ambientalmente adequada de resíduos eletrônicos. Desde sua criação, em 2008, já foram reciclados mais de 292 mil itens, que equivalem a cerca de 72 toneladas de resíduos eletrônicos. 

Clientes e não clientes podem descartar seus resíduos eletrônicos em coletores identificados e com orientações. São aceitos itens, como: celulares, baterias e acessórios, fora de uso ou quebrados. Os itens recolhidos passam por triagem para reciclagem ou destinação final adequada.