79% dos estrategistas corporativos entendem IA como essencial para o sucesso em curto prazo

Redação – 17.07.2023 – Pesquisa do Gartner mostra que executivos entendem a importância de IA e análise de dados, mas poucos estão usando a tecnologia hoje

Para 79% dos estrategistas corporativos, tecnologias como Analytics, Inteligência Artificial (IA) e Automação são essenciais para seu sucesso dos negócios nos próximos dois anos. Metade deles ainda acredita que as atividades de planejamento e execução estratégica podem ser parcial ou totalmente automatizadas. Atualmente, apenas 15% das tarefas tem algum nível de automação.

Os dados são resultados de pesquisa do Gartner realizada de outubro de 2022 a abril de 2023 com 200 líderes internacionais de estratégia corporativa de empresas com diferentes setores, receitas e tamanhos.

Aproveitar Analytics e Inteligência Artificial para tomar decisões estratégicas mais eficientes é um dos maiores desafios e oportunidades que os estrategistas corporativos enfrentam neste momento, afirma a consultoria.

Enquanto a maioria dos estrategistas corporativos afirma usar análise descritiva (72%) e de diagnóstico (62%), menos da metade utiliza ferramentas mais avançadas como análise preditiva (41%) e prescritiva (26%). Da mesma forma, apenas 20% dos estrategistas relataram que usam Machine Learning ou processamento de linguagem natural (NLP) para sua função.

No entanto, uma grande porcentagem de líderes de estratégia afirmam que estão testando essas ferramentas ou explorando opções de uso. A pesquisa mostra que 51% estão investigando Machine Learning e 45% fazem o mesmo para análise preditiva.
Crie uma estratégia para uso

Um dos maiores obstáculos à implementação é estabelecer um caso de uso claro para novas tecnologias. Segundo a pesquisa do Gartner, 52% dos estrategistas relatam que este é um dos três principais desafios. A consultoria explica que isso acontece porque os estrategistas enfrentam um mercado de fornecedores desconhecido e, com isso, têm muitas opções para escolher e poucos precedentes para se basear.

Grande parte da tecnologia avançada que estrategistas pretendem implementar já está sendo usada com sucesso em outros lugares. Para criar casos de sucesso, o Gartner recomenda primeiro mapear a funcionalidade existente para necessidades específicas e, em seguida, priorizar os diferentes casos de uso que a tecnologia avançada pode oferecer, fazendo perguntas sobre a finalidade, impacto e adequação de novas ferramentas.