Anglo American vai adicionar seis tratores para operação remota na Minas-Rio

Redação – 17.07.2023 – D375Ai-8 proporciona mais segurança, conforto e agilidade na operação e, na forma remota, possibilita que o operador exerça seu trabalho fora da área de operação da mina

A Anglo American conclui com sucesso os testes com o trator de operação remota Komatsu D375Ai-8, realizado em sua exploração de minério de ferro Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro (MG). Os resultados mostraram a necessidade de introduzir um modelo maior e seis tratores D475A-8R – que podem ser equipadas com um kit de operação teleremota – vão ser adicionadas na operação, segundo Bruno Cipriani, gerente executivo de Operações Mina do Minas-Rio da Anglo American.

Foram seis meses de testes de verificação da segurança e performance da operação remota com o objetivo de reforçar a segurança na Minas-Rio e potencializar a alta performance da operação.

Nos testes de demonstração, a combinação da tecnologia de controle automático de lâmina, de propriedade da Komatsu, e o sistema de orientação da máquina “ProVision”, da Modular Mining Systems, subsidiária da Komatsu, facilitou as operações do trator e da lâmina durante a atuação remota. “Além dessa simplificação trazida para a atividade de mineração, a operação feita de forma tele operada permitirá que os operadores trabalhem com mais conforto em uma sala de operação”, informa Cipriani.

Como é o trator teleremoto da Komatsu

O trator D375Ai-8 teleremoto possui componentes eletrônicos e de controle que permitem operar a máquina remotamente, inclusive a longas distâncias. A operação realizada de forma remota elimina a necessidade de um operador dentro da cabine do equipamento, aumentando a segurança da operação. Dessa forma, mineradoras podem montar salas de operações até mesmo em cidades.

A Komatsu Brasil fez a parceria com a Anglo American em março de 2022. “Trabalhamos juntos para montar uma sala de operação remota, desenvolvendo toda a infraestrutura necessária, bem como treinando a equipe de operadores”, explica Marcos Costa, diretor executivo da Komatsu.

Segundo Costa, a Komatsu continuará a trabalhar no estabelecimento de tecnologias de controle teleremoto para tratores de grande porte, visando reduzir cada vez mais o número de pessoas expostas ao risco, além de aumentar a performance do equipamento.

Mudanças na Divisão de Equipamentos de Construção da Komatsu

O vice-presidente executivo da Divisão de Equipamentos de Construção, Luciano Rocha, que estava na Komatsu desde 2017, vai deixar a companhia. Guilherme Santos, que recentemente assumiu o cargo de presidente & CEO da Komatsu Brasil International Ltda, liderando as divisões de Equipamentos de Construção e de Mineração da empresa no País, dará continuidade interinamente.

Junto a ele, estará Kota Isoda, vice-presidente da Komatsu Brasil International Ltda, para fortalecer a imagem da marca Komatsu e da rede de distribuidores, além de ajudar no desenvolvimento do portfólio de produtos da Divisão de Equipamentos de Construção, que vem contribuindo para os recordes de vendas alcançados nos últimos anos e a sustentabilidade dos negócios da companhia.

O time de Chrystian Moreira Garcia, diretor de Vendas e Marketing da Divisão de Equipamentos de Construção, também passa por mudança organizacional. Wellington Eduardo Mitsuda, que ocupava o cargo de gerente de Marketing de Produtos e Administração de Vendas, assume a Gerência de Vendas & Key Accounts. Leandro Bueno, que atuava na Divisão de Equipamentos de Mineração, assume a posição de Mitsuda.