Nordeste é destaque na geração de energia solar

Redação – 19.07.2023 – Crescimento de 95% na geração de energia solar na região é motivo para aumento de investimentos no setor 

Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Nordeste foi a região em que mais aumentou a produção de energia solar. Em julho de 2023, a região alcançou um pico de 4,4 GW de energia solar. Os estados do Piauí e da Bahia se destacam com usinas solares de grande porte e milhares de sistemas instalados em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais. 

A Energy Brasil, franqueada do setor solar no Brasil, atesta os dados com base nos negócios que tem fechado no Nordeste. “A nossa demanda por projetos no setor aumentou 107% em relação ao último ano. Acreditamos que esse número deva continuar tendo um crescimento exponencial, não só lá, mas no país inteiro nos próximos anos”, diz Túlio Fonseca, CEO da Energy Brasil. 

O aumento recorde é explicado pela ampliação da infraestrutura e pelo encarecimento da conta elétrica dos últimos anos, além de que o Nordeste é onde há altos níveis de radiação solar e grande abundância de silício.  

O apoio do Banco do Nordeste (BNB), que disponibilizou cerca de R$ 10 bilhões em crédito para fontes renováveis neste ano, também é fundamental. “O BNB tem sido um grande parceiro do setor solar, oferecendo linhas de financiamento atrativas para empresas, produtores rurais e pessoas físicas que desejam investir em energia limpa e reduzir seus custos com energia elétrica”, afirma o executivo. 

Ao todo, a Energy conta com 59 franquias na região que representam mais de 37% do seu faturamento global. Além disso, desde 2015 vem investindo em projetos de energia solar financiados pelo BNB e pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), que ajudaram a evitar que 52 milhões de toneladas de CO2 fossem lançadas na atmosfera, o que equivale a 19 anos sem carros na cidade de São Paulo.