Sistema de gestão da rede elétrica da Guatemala migra para a nuvem

Redação – 21.07.2023 – Projeto reduzirá o tempo de diagnóstico e identificação de anomalias da rede da concessionária de energia do país 

A concessionária de energia Energuate, que atua na Guatemala, vai usar um sistema SCADA que faz o monitoramento da infraestrutura de rede elétrica a partir da nuvem. O projeto foi apresentado pela Minsait, especialista em transformação digital, durante o 2023 AWS Summit Madrid, realizado na Espanha. 

A solução que a Energuate está usando é a última geração do SCADA PRISM da Minsait, que será implantada na infraestrutura de nuvem da Amazon Web Services (AWS). O novo SCADA PRISM permite o gerenciamento de informações críticas para supervisão e controle dos elementos da rede de distribuição de eletricidade da Guatemala, que conta com cerca de 80 mil quilômetros de extensão e fornece serviços de eletricidade para mais de 2,2 milhões de clientes. 

A nova versão do sistema promete melhorar significativamente os tempos de resolução de incidentes, graças à identificação mais rápida de anomalias nos ativos. e ao diagnóstico simplificado. Ela incluirá representações claras e intuitivas do status da rede, além de informações contextuais adicionais, capazes de aumentar a produtividade do operador. 

Outra contribuição importante será a possibilidade de incorporação de tecnologias avançadas de análise e inteligência artificial (IA). A intenção é facilitar o aprendizado e o aprimoramento contínuo na tomada de decisões, gerando um impacto positivo na redução dos tempos de interrupção e nos índices de qualidade do serviço. 

Redução de 50% nos custos de infraestrutura 

A Minsait ainda está trabalhando com a AWS para estabelecer o dimensionamento e a especificação da infraestrutura de nuvem do projeto. As empresas querem permitir à Energuate implementar rapidamente a infraestrutura tecnológica necessária, possibilitando a alocação automática de recursos e transformando os custos fixos em custos variáveis, por meio do pagamento baseado no consumo. 

A implementação desse tipo de solução em nuvem reduzirá os custos de investimento inicial e de atualização da infraestrutura em até 50%, segundo a Minsait. Além disso, também facilitará a operação de infraestruturas críticas sob os mais altos padrões de segurança e privacidade de dados, protegendo informações, identidades, aplicativos e dispositivos. 

Outros benefícios da solução fornecida pela Minsait são as reduções tanto da atividade no local, durante a execução de projetos, quanto dos custos de treinamento, graças à arquitetura do sistema e à nova experiência do usuário. O sistema também é altamente escalável, permitindo sua utilização em distribuidores de diferentes dimensões.