Dubai promove competição entre ônibus autônomos

Redação – 27.07.2023 – Intenção é incentivar desenvolvimento da mobilidade autônoma nos Emirados Árabes Unidos 

O Desafio Mundial para Transporte Autônomo já começou em Dubai, principal cidade dos Emirados Árabes Unidos. Com prêmio de US$ 2,3 milhões, a intenção é desenvolver ônibus autônomos para incentivar a mobilidade urbana no país, principalmente no transporte de última milha e na logística não tripulada. 

A competição tem o apoio da família real, que busca planos agressivos para reformar o transporte no emirado até o final da década. A meta é que 25% do total de viagens de mobilidade em Dubai em viagens que usam meios autônomos até 2030. 

São duas categorias na competição. Uma delas são as “líderes da indústria”, onde competem qualquer empresa ou consórcio global trabalhando em tecnologia autônoma para ônibus. Os organizadores receberam 27 inscrições de empresas interessadas. 

Elas foram solicitadas a enviar um “ônibus mini/midi/padrão de pelo menos 5,6 metros com capacidade mínima de 12 assentos” para avaliações. No processo de teste dos avaliadores, estão sendo avaliados em quatro áreas: “Segurança”, “Desempenho do Transporte de Passageiros”, “Domínio do Design Operacional” e “Capacidades Operacionais”. 

A outra categoria é a “academia local”, onde as universidades e institutos de pesquisas com sede nos Emirados Árabes Unidos competem no desenvolvimento de soluções de direção autônoma. Eles foram encarregados de desenvolver um protótipo de trabalho completo ou em pequena escala com foco em melhorar a experiência do passageiro.