Nvidia fecha parceria de P&D com consultoria especializada em ISPs

Redação – 02.08.2023 – IPV7 vai desenvolver soluções de IA usando tecnologia da Nvidia 

A IPV7, consultoria especializada no mercado de provedores de Internet (ISP), anunciou uma parceria de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para impulsionar o uso de inteligência artificial (IA) no mercado de telecomunicações. As empresas vão combinar forças para promover tecnologias como ciência de dados, Machine Learning e Redes Neurais, visando desenvolver soluções inovadoras para o setor. 

O objetivo é equipar empresas de telecomunicações, sejam provedores de internet ou operadoras, com acesso às principais tecnologias de Inteligência Artificial, Machine Learning e Redes Neurais. A expectativa é de que a implantação dessas tecnologias avançadas nas redes de telecom resulte em um salto significativo em termos de eficiência e qualidade dos serviços. 

“Essa colaboração tem como propósito oferecer soluções em software capazes de resolver problemas altamente complexos, permitindo que as empresas operem com maior eficiência e ofereçam serviços inovadores aos seus clientes”, diz Jonathan Fratta, diretor de inteligência de mercado da IPV7. 

Com a IPV7 e a Nvidia trabalhando juntas, essas possibilidades estão prontas para se tornar realidade por meio do projeto NIIS (Network Intelligence Infrastructure Services). O projeto visa unir o gerenciamento da rede física com a rede lógica, utilizando todo o poder da IA para realizar inventários e documentações automatizados da rede. Isso resultará no aumento da performance das redes lógicas, otimização do tráfego de dados, redução de perda de pacotes, diminuição da latência, entre outros benefícios. 

Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina, diz que a empresa vai contribuir nos projetos da IPV7 a fim de resolver grandes desafios e problemas do setor, impulsionando uma transformação que também irá sustentar as tendências de aplicações em tecnologias 5G e Internet das Coisas (IoT). 

Entre os desafios que a IPV7 planeja resolver com a tecnologia, estão os custos para documentar e manter redes atualizadas, automatização no gerenciamento de tráfego e resolução de problemas técnicos.