Recuperação de rodovias melhora vida de baianos durante período de chuvas

Redação – 02.08.2023 – PREMAR 2 recuperou mais de 3 mil km de estradas na Bahia, ajudando povos isolados a terem melhor acesso a cidades 

A segunda fase do Programa de Manutenção e Reabilitação Rodoviária (PREMAR 2) realizou 1,3 mil intervenções em mais de 3 mil quilômetros de estradas da Bahia. Espalhadas por 64 municípios, as obras preparam as rodovias para garantir o tráfego da população rural durante o período de chuvas, que ocorre de fevereiro a junho no Nordeste. 

Segundo texto de Carlos Bellas Lamas para o World Bank Blogs, o povo indígena Tumbalalás, que vive no norte da Bahia, viviam isolados porque as condições da rodovia BA-230 impossibilitavam o trânsito até as principais cidades da região. Isso afetava economicamente e socialmente não só a população indígena, mas também as comunidades ribeirinhas da região. 

O PREMAR 2 permitiu a criação de parcerias público-privadas (PPPs) para contratos de longo prazo de construção e de recuperação de estradas. O modelo prevê que parte da receita seja proveniente de pedágio e o restante pago pelo estado. 

Isso permitiu que o programa superasse as metas iniciais de alcançar 2,3 mil km (ou 25% da rede rodoviária pavimentada da Bahia) com contratos de manutenção. A ponte sobre o Rio São Francisco foi resultado de parceria público-privada (PPP), por exemplo. 

A modalidade de contratos viabilizada pelo programa permitiu cobrir 4,3 mil km de rodovias – dos quais 3 mil km foram financiados pelo empréstimo com o Banco Mundial – ou 34% da rede pavimentada total do estado, que é de 12,8 mil km.  

Para Lamas, o projeto foi considerado um sucesso e uma nova etapa já está em preparação, dessa vez chamada de Programa de Gestão Viária Proativa, Segura e Resiliente. De acordo com ele, esse novo programa visa a fortalecer a conectividade e o acesso em regiões de baixa renda da Bahia, mas também de forma a resistir a eventos climáticos extremos. Além disso, o Banco Mundial continuará a contribuir para a sustentabilidade ambiental e fiscal na gestão da infraestrutura logística do estado, incluindo as rodovias.