Claro usa dados de antenas em solução de Data Analytics para mídia out of home

Redação – 18.06.2023 – Claro GeoData utiliza Machine Learning para analisar dados como impressões e perfil demográfico de campanhas 

A Claro e a Embratel lançaram o Claro GeoData OOH, nova modalidade da solução Claro GeoData indicada para o mercado de mídia exterior (mídia out of home – OOH). Por meio de informações agregadas de deslocamento de pessoas geradas diariamente por antenas da Claro em todo País, agências de publicidade, marcas e veículos de OOH passam a ter insights sobre o desempenho do mobiliário publicitário para outdoors e painéis eletrônicos, por exemplo. A ideia é para projetar melhores campanhas com custos otimizados. 

O Claro GeoData OOH coleta esses dados e os disponibiliza em uma plataforma de maneira anonimizada e agrupada. Com Machine Learning, a tecnologia fornece estatísticas apuradas, análises completas e qualificadas feitas em segundos e de forma inteligente. Assim, viabiliza a correta precificação da publicidade naquele determinado ponto, além de um diagnóstico mais preciso da audiência projetada e atingida em ações. A plataforma possui interface amigável criada com técnicas de design thinking para um acesso simples e intuitivo aos usuários. 

As operadoras explicam que o Claro GeoData OOH apoia na promoção de mídias out of home com mais exatidão para atingir o público-alvo de modo mais eficiente e com alto grau de personalização, além do planejamento com melhor utilização de recursos. Segundo a Embratel, a tecnologia apresenta assertividade superior a 95% sobre o fluxo e deslocamento de pessoas, com dinamicidade e atualização constante. 

São processados mais de cinco bilhões dados de deslocamento por dia, o que permite à plataforma criar pontos específicos para análise em qualquer local do País, considerando a rua e a orientação do mobiliário publicitário. 

De acordo com a Claro, todo o processo para o tratamento e processamento da tecnologia ocorre com técnicas avançadas para entregar as informações sem identificações e de maneira estatística. Uma rede varejista que lança uma campanha de produtos voltados para o público masculino em uma faixa etária específica, por exemplo, escolhe locais estratégicos encontrados pelo GeoData OOH, onde a circulação de pessoas com esse perfil é maior. 

A partir das análises fornecidas pela plataforma, também é viável classificar os dias e os horários mais movimentados de cada um dos pontos, inclusive, para apoiar na correta precificação da publicidade naquele determinado mobiliário publicitário. Além disso, as informações são um grande apoio para a expansão de marcas para outras praças, pois é possível identificar onde e quem querem atingir com suas comunicações de modo tático e ágil, criando oportunidades para o crescimento. 

O lançamento da Claro e da Embratel realiza diversos tipos de mensurações. Por meio das impressões, por exemplo, é possível saber o número de vezes que a publicidade foi vista. A quantidade de dispositivos únicos indica quantos cidadãos foram impactados pela campanha. Já o alcance significa a porcentagem da população potencialmente exposta à comunicação. 

O Claro GeoData OOH cruza essas informações para criar outros diferentes indicadores, de acordo com as necessidades de cada organização. É possível ver, por exemplo, os dados por determinados períodos, datas e horas, focando apenas no tempo no qual uma campanha específica foi ao ar ou até para descobrir qual tipo de comunicação despertou mais interesse do público, o tempo médio de visualização de tela de cada publicidade, dentre outros critérios relevantes para o segmento. Na plataforma, as companhias conseguem criar diversos dashboards automaticamente, sem a necessidade de intervenções humanas e outras tecnologias.