40% das residências latino-americanas não têm acesso à Internet

Redação – 24.10.2023 – Redução desse déficit já virou meta de governos locais, que enxergam na fibra óptica uma forma de crescimento da economia 

Dados apresentados no LATAM Fiber Broadband Leaders Summit, realizado em São Paulo no início do mês, mostram que as conexões por FTTH chegarão a 30% dos assinantes na América Latina, com número de usuários ultrapassando 60 milhões em toda a região. Atualmente, no entanto, 40% das residências ainda não têm acesso à internet. 

De acordo com pesquisas da União Internacional de Telecomunicações (UIT), a cada aumento de 10% no uso da fibra, o PIB pode aumentar em 1,9%. Governos de todo o mundo concluíram que a conectividade é prioridade fundamental e muitos países latino-americanos, como Brasil, Chile e México, lançaram políticas para acelerar o seu alcance. 

Por exemplo, de acordo com a Estratégia de Banda Larga do Brasil, a taxa de backhaul de fibra óptica atingirá 100% em áreas com mais de 600 pessoas e a largura de banda média de acesso doméstico será superior a 1 Gbit/s até 2027. 

Além dos benefícios sociais e econômicos, a fibra óptica também gera valor comercial para as operadoras. Nos últimos anos, as 10 principais operadoras da América Latina com o maior número de usuários de FTTH tiveram retorno positivo e continuarão a investir na solução nos próximos anos. 

A migração de usuários dos antigos cabos de cobre para o FTTH é uma tendência generalizada. De acordo com a consultoria Omdia, cerca de 36 milhões de usuários migram para o FTTH a cada ano. No futuro, com a implementação contínua de novas tecnologias como a nuvem e a inteligência artificial (IA), a aceleração dos serviços de banda ultralarga 4K/8K/VR e a transformação digital da indústria, novas oportunidades de negócios serão fornecidas às operadoras. 

Huawei diz estar comprometida

Organizadora do evento, a Huawei destacou seus esforços para ajudar na digitalização da região a partir da infraestrutura óptica. Com o intuito de fomentar a conectividade inclusiva, a Huawei implantou mais de oito mil quilômetros de fibra óptica na Amazônia, permitindo que 3,7 milhões de pessoas acessem à internet. 

“A Huawei está comprometida em fornecer uma solução de fibra digital simplificada, inteligente e econômica, ajudando as operadoras a implantar redes FTTH de forma eficiente, fornecer experiência de usuário premium, implementar operação e manutenção inteligentes e fornecer vários serviços inovadores para residências e empresas”, disse Bob Cai, presidente da Huawei Latin America Carrier Business, em fala durante o evento. Ao final, conclamou governos, reguladores, operadoras e parceiros da indústria a trabalharem juntos de modo a acelerar o desenvolvimento da banda larga de fibra na região.