Operadoras de rede para IoT firmam parceria para atender mercado brasileiro

Redação – 15.01.2024 – Objetivo é oferecer preços competitivos, qualidade de conexão, agilidade nos processos logísticos e suporte aprimorado ao cliente

A Meta Telecom, startup que fornece soluções de conectividade M2M a diferentes setores, adicionou ao seu portfólio o SIM Card multioperadora da emnify, provedora de conectividade celular para Internet das Coisas (IoT). A intenção é oferecer preços mais competitivos a este mercado e permitir à Meta Telecom a fechar negócios com 2,5 mil pequenas e médias empresas, projetando um crescimento anual médio de 100%.

Além do SIM Card, a empresa vai distribuir a IoT SuperNetwork da emnify, que oferece redundância em múltiplas redes no Brasil e em mais de 540 redes em todo o mundo. As empresas defendem que a parceria tem um papel significativo no setor de IoT e conectividade, impulsionando ainda mais uma indústria já em ascensão.

Através da parceria com a emnify, futuramente a Meta Telecom pretende ampliar seu portfólio de serviços para além do fornecimento de conectividade móvel, oferecendo hardware e software para atender às necessidades de sua crescente base de clientes e se estabelecer como um marketplace completo de soluções para a Internet das Coisas.

A empresa opera em todo o território brasileiro, gerenciando mais de 200 mil linhas de conectividade móvel e já celebrou mais de 1.500 contratos com pequenas e médias empresas que necessitam de chips de conectividade M2M.

Em 2022, a empresa recebeu investimentos de empresários do setor e recentemente, em 2023, foi selecionada como beneficiária do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, da FAPESP (PIPE-FAPESP), o que lhe permitirá realizar novos investimentos em tecnologia e inovação, impulsionando ainda mais seu crescimento. Esse êxito é um testemunho do impacto positivo da Meta Telecom no setor de conectividade M2M no Brasil.

De acordo com o Instituto de pesquisa McKinsey & Company, firma global de consultoria de gestão que atende empresas líderes, governos, organizações não governamentais e organizações sem fins lucrativos, o mercado de IoT deve atingir pelo menos US$ 5,6 trilhões, podendo alcançar a marca de US$ 12 trilhões, dependendo das condições econômicas globais, até 2030.